Mozilla começa a vender os primeiros modelos de smartphones com Firefox OS

Por Redação | 01.07.2013 às 16:12
photo_camera Pocket-lint

Depois de alguns meses em processo de desenvolvimento, o Firefox OS está pronto e prestes a ingressar no mercado mundial. A Mozilla anunciou que irá iniciar a venda dos dois primeiros modelos de smartphones com sua plataforma móvel ao longo das próximas semanas, com vendas limitadas e em apenas alguns mercados.

Os primeiros aparelhos com Firefox OS que serão lançados são o ZTE Open e o Alcatel One Touch Fire, que serão comercializados pelas operadoras Telefônica e Deustche Telekom. Parceira da Mozilla para o lançamento da nova plataforma, a Telefônica anunciou que os aparelhos começarão a ser vendidos na Espanha nesta terça-feira (2) no plano pré-pago por US$ 90 (R$ 200). Já a operadora alemã ainda não informou a data para a chegada dos aparelhos em suas lojas e nem seus valores.

Primeiros smartphones Firefox OS

ZTE Open (Foto: Divulgação)

Além de serem smartphones simples, poucas especificações técnicas foram reveladas pelas fabricantes e pela própria Mozilla. Sabe-se apenas que o ZTE Open é equipado com processador Cortex A5 e tela touchscreen HVGA de 3,5 polegadas, enquanto o Alcatel One Touch Fire possui tela de 3,5 polegadas e câmera traseira de 3,2 megapixels.

Primeiros smartphones Firefox OS

Alcatel One Touch Fire (Foto: Divulgação)

Os próximos mercados que deverão receber os smartphones com Firefox OS ainda neste ano são América Latina, com o Brasil sendo o primeiro país da região a receber os aparelhos, Leste Europeu e Ásia. A Mozilla acredita que o lançamento do Firefox OS levará aos consumidores mais uma opção de dispositivos de baixo custo além do Android, Windows Phone e Asha.