Monstro: vazam novas fotos do suposto Nexus X Shamu

Por Redação | 29 de Setembro de 2014 às 16h30

Meses atrás surgiram informações de que o Google acabaria com os smartphones da linha Nexus, considerados os melhores aparelhos do mercado para quem busca uma experiência mais pura e original do sistema Android. Agora, tudo indica que a empresa voltou atrás e continuará lançando novos dispositivos - pelo menos este ano.

Segundo rumores recentes, existe até um possível nome para o sucessor do Nexus 5: Shamu, como tem sido chamado nos bastidores. A novidade é que o gadget não será mais fabricado pela LG, mas sim pela Motorola, que integrava a gigante das buscas até o começo deste ano, quando foi vendida para a chinesa Lenovo. Embora o Google e a Motorola não confirmem nenhum dado, fato é que não param de vazar detalhes do novo e possível aparelho da família Nexus. E imagens publicadas pelo site Android Police revelam mais algumas características que podem estar presentes no celular.

Apesar de estarem em baixa resolução, as fotos indicam que o suposto dispositivo roda a versão pura do Android L. Inclusive, ali na seção "Model Number", aparece uma referência à nomenclatura "Shamu". O baseband ainda está indefinido, mas o Kernel foi feito pelo próprio Google.

Nexus Shamu

O Kernel é uma peça importante, pois faz com que o hardware e o software "conversem" entre si, permitindo que o aparelho funcione corretamente. De acordo com as fotos do Android Police, a descrição 3.10.40-g2143d89android-build@vpbs1.mtv.corp.google.com aponta que o Kernel do suposto Shamu foi atualizado diretamente pelo Google e que o último update na plataforma foi realizado em agosto. Isso significa que o dispositivo já pode estar pronto, apenas passando por ajustes finais até que seja lançado oficialmente.

Quanto ao visual, o Nexus Shamu tem design exatamente igual ao segundo modelo do Moto X, só que ainda maior. As fotos parecem ser do mesmo smartphone vazado há alguns dias pelo site 9to5Google. A primeira, divulgada pelo usuário Michael Sudol, colocava o novo Nexus ao lado do LG G3, topo de linha mais recente da fabricante sul-coreana, com tela de 5,5 polegadas. Em contrapartida, o Shamu deve ter uma tela maior, de 5,92 polegadas. Já a segunda seria uma renderização oficial do novo aparelho.

Nexus Shamu

Além do tamanho "monstro", o Nexus Shamu deve contar com display de resolução Quad HD de 2.560 x 1.440 pixels de resolução, processador quad-core Qualcomm Snapdragon 805 com clock de 2,5 GHz, 3 GB de memória RAM, câmeras frontal de 2 MP e traseira de 13 MP e várias opções de armazenamento interno. O dispositivo deve rodar de fábrica a última versão do sistema operacional Android, a 5.0 (L). Acredita-se que o produto será anunciado oficialmente em meados de outubro, junto com o novo sistema operacional móvel do Google.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.