Microsoft confirma parceria com Qualcomm na fabricação do novo Lumia

Por Redação | 02 de Fevereiro de 2015 às 15h56

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (2) um comunicado confirmando a parceria com a fabricante de chips Qualcomm no desenolvimento do próximo Lumia, aguardado como o novo dispositivo flagship com sistema operacional Windows Phone. O processador Snapdragon 810 seria o núcleo do aparelho, de acordo com informações do Giga Om.

"Estamos ansiosos para continuar esta relação, para entregar o melhor smartphone Lumia possível, alimentado com os processadores Snapdragon 810, da Qualcomm, e oferecer uma combinação sem precendentes de poder de processamento, riqueza em multimídia, gráficos de alto desempenho e conectividade sem fio para nossos clientes", afirmou Juha Kokkonen, gerente de produtos da Microsoft.

O anúncio vem num momento delicado da Qualcomm no mercado. Muitos têm reclamado de problemas térmicos com o Snapdragon 810, o que deve levar a Samsung a usar um processador próprio em seu próximo smartphone topo de linha, o Galaxy S6. Aliás, esta possibilidade fez com que as ações da Qualcomm caíssem 3,4% nas últimas semanas.

Em tempo, o comunicado da Microsoft deve servir não somente para apoiar o Snapdragon 810 — e consequentemente manter as ações da Qualcomm em nível estável — como também para alimentar um pouco a sede por notícias sobre o novo Lumia.

A companhia de Redmond já havia adiantado no início de janeiro, durante a apresentação do Windows 10, que um novo flagship com Windows Phone estava a caminho e agora confirma o feito, já com algumas funcionalidades oferecidas com o suporte do Snapdragon 810. Entre as novidades de processamento em alto desempenho estão a GPU Adreno 430, a compatibilidade com áúdio de alta definição e habilidade para rodar suavemente vídeos 4K.

Somente dois smartphones usam o Snapdragon 810 da Qualcomm atualmente: o LG G Flex 2 e o Xiaomi Mi Note Pro, ambos com sistema operacional Android. Mesmo com a confirmação da produção do aparelho, a Microsoft ainda não adiantou datas para o lançamento do novo Lumia.

Fonte: https://gigaom.com/2015/02/02/qualcomm-confirms-a-microsoft-lumia-flagship-phone-is-on-the-way/

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.