Mas já? iPhone 5C pode sair de linha no primeiro semestre de 2015

Por Redação | 26.11.2014 às 11:34 - atualizado em 26.11.2014 às 15:37

Informações ainda não confirmadas publicadas nesta quarta-feira (26) por jornais de Taiwan afirmam que a Apple estaria planejando descontinuar os iPhones 5C e 4S a partir do ano que vem. De acordo com reportagem do Industrial and Commercial Times reproduzida pelo Mac Rumours, a ideia da empresa seria unificar toda a linha de smartphones em torno do sensor Touch ID e, daqui em diante, fabricar apenas aparelhos que contêm essa tecnologia.

As notícias foram obtidas por meio de fontes ligadas à produção dos aparelhos na China. Empresas como Foxconn e Wistron, parceiras da Apple na fabricação dos modelos, já teriam recebido pedidos para diminuir a montagem deles em antecipação à descontinuação, marcada para acontecer após o fim do primeiro semestre do ano que vem.

Os motivos por trás do fim da produção, visto por muitos especialistas como prematura, seriam os baixos números registrados pelo modelo. Originalmente propagandeado como um aparelho “de baixo custo”, o iPhone 5C chegou às lojas com corpo de plástico e modelos coloridos. O celular, porém, acabou ofuscado pelo seu irmão maior, o 5S, que veio com novas linhas de design, uma traseira metálica e o sensor Touch ID, que se tornou padrão nas soluções da Apple.

Na comparação, então, o iPhone 5C acabou parecido demais com uma solução barata, não no sentido de preço, mas também de funções. A ausência de diversas das novidades disponíveis no aparelho topo de linha, juntamente com o plástico que o constitui e as configurações mais modestas, fizeram com que ele parecesse uma solução que passa longe do que é esperado da Apple. Os consumidores acabaram preferindo o 5S e, assim, o celular colorido acabou acumulando nas prateleiras.

Campanhas de marketing online e um foco no público jovem não ajudaram muito e, no final do ano passado, surgiram informações de que a Apple teria ordenado uma redução na produção do modelo. A ideia seria intensificar os esforços com o iPhone 5S para a temporada de Natal, época em que o aparelho experimentou bastante sucesso.

Em março deste ano, a Apple introduziu a versão com 8 GB de armazenamento do iPhone 5C, que seria a última tentativa de fazer o modelo vingar no mercado. Parece que não deu muito certo, já que, meses depois, surgiu esta notícia de que o smartphone será descontinuado. Por enquanto, porém, a empresa não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.