Publicidade

LG L80: um smartphone básico, com tela grande e televisão digital

Por| 01 de Agosto de 2014 às 08h30

Link copiado!

BRUNO HYPOLITO / CANALTECH
BRUNO HYPOLITO / CANALTECH
LG L80 Dual

2014 pode ser considerado o ano em que os smartphones básicos com tela de 5 polegadas finalmente se tornaram "mainstream", com várias opções no mercado e não mais restritos ao segmento intermediário ou high-end. Outros pontos se tornaram comuns, como o suporte a televisão digital, já que há uma grande demanda por esse recurso aqui no Brasil, assim como o recente aumento na capacidade de bateria no segmento de entrada. Já alguns recursos, como o suporte a dois chips simultâneos, são regra em qualquer modelo que queira fazer sucesso por aqui, uma resposta dos fabricantes aos preços abusivos de ligações entre operadoras.

Temos então o L80 dual-chip da LG, que vem com todas essas características e que no geral é um modelo bem interessante, ainda que traga algumas falhas que o usuário deve levar em consideração.

Design e tela

Continua após a publicidade

Um ponto onde a LG acertou é o design do L80. Sim, ele é um modelo básico, mas não dá a impressão de ser "barato", trazendo uma construção inteiramente feita em plástico, com direito a uma traseira texturizada para melhorar a pegada. Ele não chega a ser fino com 1 cm de espessura, em especial por ter uma estrutura ligeiramente curva na parte de trás que facilita a pegada com apenas uma das mãos. Além disso, está dentro da média de peso com 142 gramas. Se categorizássemos o design dele, seria algo como "simples e suficiente", dentro do que ele se propõe a cumprir.

Continua após a publicidade

A tela de 5 polegadas tem resolução de 480x800 e não lembra nem de longe a qualidade dos tops de linha da LG, como o G2 (que dirá o G3). Ela tem uma qualidade de cores bem simples, mas não decepciona nos ângulos de visão por trazer um painel IPS ao invés dos TFTs utilizados em modelos mais básicos de outras fabricantes. Porém, como dissemos em nossa análise do Xperia M2 da Sony, está na hora dos fabricantes começarem a dar mais atenção para a tela de seus modelos mais básicos, em especial pela forte concorrência que a Motorola introduziu nesse quesito (e em vários outros) com seus modelos Moto E e Moto G.

Desempenho

Um dos pontos que denuncia o L80 dual-chip como um modelo básico é a sua configuração. O chip que o equipa é o Snapdragon 200 da Qualcomm, exatamente o mesmo do Moto E da Motorola, com dois núcleos Cortex-A7 rodando a 1,2 GHz, 1 GB de memória RAM e GPU Adreno 302. Porém, comparando o desempenho de ambos lado a lado a impressão que tivemos foi de que o Moto E é mais responsivo, ainda que a capacidade de rodar jogos e vídeos seja basicamente a mesma.

Continua após a publicidade

Isso acontece pois o Moto E utiliza uma versão quase pura do Android, enquanto o L80 vem com uma interface própria. Ainda que a LG não use mais o nome "Optimus" em seus smartphones, essa interface é exatamente a mesma, trazendo não só o mesmo visual como também programas, como QSlide, Quaick Note e Quick Memo. A novidade aqui, presente em todos os novos modelos da LG, é o Knock Code, que permite a criação de várias combinações de toques para realizar tarefas específicas, seja abrir um app ou apenas desbloquear a tela. Porém, os mesmos problemas permanecem, como o visual defasado e a área de notificações gigante, que toma mais da metade da tela.

Continua após a publicidade

O Android de fábrica é um 4.4 Kit Kat, e a LG é uma das poucas empresas do mercado que está dando uma atenção especial para esse quesito, valendo aqui uma menção honrosa. Acreditem: se uma empresa inventa uma desculpa para não instalar a última versão do Android em qualquer aparelho, isso significa uma das duas alternativas: ou ela não tem competência, ou ela não se importa com seus clientes. Para completar a parte das especificações, o L80 tem 8 GB de armazenamento interno (com 4 GB disponíveis para o usuário), sendo possível expandir o armazenamento para mais 32 GB com um cartão micro SD.

Câmera

Continua após a publicidade

A câmera traseira conta com 8 megapixels, o que não necessariamente quer dizer que ela tem uma boa qualidade. As fotos não ficam necessariamente ruins, mas o fato de ela conseguir filmar apenas em qualidade 480p diz muito sobre o que esperar.

Ela conta com flash e uma tecnologia chamada BSI (Back Side Illuminated), o que em teoria faz com que o sensor receba até 30% mais luz, algo especialmente útil em fotos em ambientes de iluminação deficiente. Na prática acreditamos que a melhora é muito pequena.

Continua após a publicidade

A frontal é apenas VGA, suficiente apenas para conversar via Skype ou Viber.

Bateria e extras

A bateria tem capacidade de 2460 mAh, e conseguimos extrair uma autonomia de um dia e algumas horas de uso moderado. Mas vale lembrar que fizemos um teste com apenas um dos chips conectado, sendo uma autonomia média para um aparelho com tela desse tamanho.

Continua após a publicidade

No quesito conectividade, temos uma lista bastante completa, faltando apenas o NFC:

  • 3G quadriband
  • Suporte para dois chips (com botão dedicado para troca manual de chip)
  • Bluetooth 4.0
  • GPS com A-GPS e GLONASS
  • Televisão digital 1Seg com antena retrátil
  • Rádio FM
Continua após a publicidade

Conclusão

O LG L80 Dual-chip tem uns bons recursos que fazem dele um bom modelo na transição de um modelo básico para intermediário, mas infelizmente foi anunciado com o preço oficial de R$ 949. Por que infelizmente? Bom, começando com o Moto E, que traz basicamente os mesmos recursos com uma tela menor (e melhor), inclusive o suporte a televisão digital e rádio FM, mas foi anunciado por R$ 599.

Já na sua faixa de preços é possível encontrar o Moto X, e, por pouca coisa a mais, um Nexus 5. Basta colocar esses dois aparelhos lado a lado com o L80 para ver um abismo de diferença de recursos. Tudo bem que nenhum dos dois tem rádio FM ou televisão digital, mas certamente compensam esses dois pontos com telas melhores, configuração de sobra, 4G,...e em vários outros pontos.

Vantagens

Continua após a publicidade
  • Dual-chip
  • Televisão Digital
  • Rádio FM
  • Android 4.4 Kit Kat

Desvantagens

  • Baixo custo-benefício
  • Câmeras abaixo do esperado