Internautas oferecem recompensa para quem conseguir hackear o Touch ID do iPhone

Por Redação | 19 de Setembro de 2013 às 17h20

O leitor de impressões digitais do novo iPhone 5S já é uma sensação antes mesmo de chegar às lojas. Paralelamente a debates sobre questões de privacidade relacionadas ao Touch ID, um concurso online está reunindo hackers do mundo inteiro e oferecendo recompensas para a primeira pessoa que conseguir burlar a trava biométrica do smartphone.

Uma página intitulada "Is Touch ID hacked yet?" (O Touch ID já foi hackeado?) foi criada pelo pesquisador de segurança Nick Depetrillo e está aberta a qualquer pessoa que também queira oferecer uma recompensa para aquele que conseguir a façanha.

O montante total de recompensas cresce a cada hora, e aquilo que começou com US$ 100 agora inclui prêmios como "sexo selvagem e uma garrafa de Bulleit Bourbon", além de muito dinheiro real e também Bitcoins. Os interessados em ajudar a ampliar a lista de recompensas só precisam twittar sua oferta acompanhada da hashtag #istouchidhackedyet.

O iPhone 5S será lançado nos Estados Unidos e em alguns outros mercados amanhã (20), e com certeza diversos hackers estão entre os mais ansiosos para colocar as mãos no mais novo telefone premium do mercado – ainda mais agora, com esse "estímulo extra".

Recompensa para invadir Touch ID

Para incorporar o Touch ID ao iPhone 5S, a solução encontrada pela Apple foi embutir o sensor biométrico no botão foi um anel capacitivo, construído para ficar em torno do botão Home e detectar o dedo do usuário sem que ele necessariamente pressione o botão. Esse anel é capaz de detectar as alterações na carga elétrica quando um dedo encosta nele, afinal, o corpo humano é um bom condutor elétrico.

Assim que o dispositivo conseguir verificar que o seu dedo está posicionado no botão, o mecanismo do sensor identifica todos os contornos das suas digitais, como curvas, falhas e até mesmo o sentido certo que cada uma das saliências tem. O botão em si é feito de cristal de safira, para proteger o sensor e também funcionar como uma lente com foco preciso no dedo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.