Há 8 anos, Steve Jobs anunciava o primeiro iPhone. Assista ao vídeo

Por Redação | 09 de Janeiro de 2015 às 17h38

Há exatos oito anos, em uma terça-feira, 9 de janeiro de 2007, o então CEO da Apple, Steve Jobs, subia ao palco para apresentar ao mundo a primeira versão do iPhone, durante a Macworld Expo 2007, em São Francisco.

"Esse é o dia pelo qual estava aguardando com ansiedade há dois anos e meio", disse Jobs ao entrar no palco "De vez em quando, um produto revolucionário aparece e muda tudo", complementou antes de mostrar ao mundo o iPhone, que, como sabemos hoje, foi um dos grandes responsáveis pela revolução do mercado de smartphones. O que durante muito tempo ficou em segredo desde então, e só foi revelado pelo jornal The New York Times, em 2013, é que o dispositivo que Jobs utilizou durante toda a apresentação não era completamente funcional, como lembrou o blog Tuaw.

Para que o anúncio desse certo, Jobs teve que seguir uma ordem específica nas ações que tomava no smartphone para que ele não travasse no meio da keynote. A ordem certa das demonstrações foi definida pelos próprios engenheiros da Apple, em uma estratégia que apelidaram de "o caminho dourado". Se durante os quinze minutos de demo Jobs saísse do "script", o produto revolucionário de Jobs poderia travar na hora H.

O protótipo nas mãos de Jobs era capaz, por exemplo, de reproduzir parte de uma música ou de um vídeo sem travar, mas não o conteúdo inteiro. Também era possível mandar um e-mail e usar a internet - mas só nessa ordem, caso contrário, o iPhone também apresentaria problemas.

A estratégia da Maçã foi apresentar o produto e mostrar tudo que seria capaz de fazer. Enquanto isso, a empresa continuaria finalizando o iPhone e concertando bugs até o lançamento oficial. Aparentemente, funcionou.

Para quem quiser relembrar, a apresentação ainda pode ser vista na íntegra no YouTube:

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.