Governo aprova novos aplicativos para smartphones isentos de impostos

Por Redação | 19.12.2013 às 13:37

O Ministério das Comunicações aprovou uma lista de 53 novos aplicativos nacionais apresentados por fabricantes de aparelhos como LG, Samsung, Huawei e Positivo. Os softwares devem estar presentes nos celulares das marcas que vão receber isenção de impostos como PIS e COFINS, a maneira encontrada pelo governo federal para reduzir o custo dos celulares por aqui.

A nova lista contém 21 aplicativos da LG, 10 da Samsung, 12 da Positivo e 10 da Huawei. O grande foco dos programas apresentados, de acordo com o site TeleSíntese, são as redes sociais, notícias, entretenimento, compras e esportes, com destaque, claro, para a Copa do Mundo no Brasil. Os novos aplicativos aprovados vão coexistir com a lista já divulgada antes pelo Ministério das Comunicações.

Inicialmente, cada smartphone isento de impostos deverá contar com, no mínimo, cinco aplicativos aprovados. Esse número deve aumentar gradativamente e a ordem é chegar a 50 até o final de 2014. Todos são em língua portuguesa e podem vir já instalados ou, então, serem ativados por meio de guias de instalação ou aplicação dedicada para esse fim.

A redução nos preços pode chegar a cerca de 8,9%, mas é restrita a aparelhos que custem até R$ 1.500. Entre os equipamentos beneficiados estão modelos das linhas Optimus, da LG, RAZR e Defy, da Motorola, e Lumia, da Nokia.