Google lança primeira versão do kit para desenvolvedores do Project Ara

Por Redação | 11 de Abril de 2014 às 09h03

O Google acaba de dar mais um passo em direção ao lançamento do seu Project Ara, que consiste num design de smartphone modular. Nesta quarta-feira (09) a gigante anunciou que a primeira versão do kit para desenvolvedores do aparelho estava disponível gratuitamente.

O Project Ara Module Developers Kit (MDK) foi apresentado na sua versão 0.10 pelo Google como "uma versão muito prematura", mas que ainda assim será capaz de dar aos desenvolvedores uma noção do projeto e uma oportunidade de fornecer feedback a respeito do que já está disponível.

Inicialmente, o Project Ara fazia parte da Motorola Mobility quando ela ainda pertencia ao Google. Porém, um dos termos que foram acordados durante o processo de venda da fabricante de celulares para a Lenovo era de que o Ara continuaria com o Google.

Project Ara

Este é um projeto, no mínimo, ambicioso. A tecnologia dele permite que os usuários selecionem os "módulos" que se conectarão e formarão o smartphone. O objetivo é permitir uma maior personalização da experiência móvel dos usuários ao invés de deixar tudo a cargo das fabricantes.

Segundo informações do CNET, no momento, o projeto ainda está num estágio em que é apenas um conceito e ainda precisará percorrer um longo caminho antes de chegar nas mãos dos consumidores. Agora muitas outras versões do MDK devem ser lançadas até que, nas palavras da empresa, seja possível alcançar uma versão final até o fim de 2014.

Além de ter lançado o MDK, o Google também anunciou uma conferência para desenvolvedores chamada Project Ara Developers Conference, que deve acontecer na próxima semana no Computer History Museum, em Mountain View.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!