Fiscais da SPTrans e CET vão receber smartphones para aplicação de multas

Por Redação | 18.12.2014 às 14:29 - atualizado em 18.12.2014 às 17:54

A partir de agosto de 2015 os fiscais da São Paulo Transporte (SPTrans) e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vão passar a usar smartphones para aplicação de multas no trânsito em São Paulo. No mesmo mês, já deverão estar em vigor os novos contratos com as empresas que operam ônibus na capital.

Segundo as informações do jornal O Estado de S. Paulo, serão 700 agentes da SPTrans que receberão smartphones para aplicar multas às empresas de transporte coletivo que desrespeitarem as regras contratuais como, por exemplo, atrasos em partidas programadas. Ao todo, 1,2 mil equipamentos serão licitados pela prefeitura de São Paulo.

Atualmente a fiscalização é realizada principalmente com bloco de papel, no entanto, o meio leva a rasuras e por vezes o cancelamento das multas. Com o equipamento eletrônico, a prefeitura acredita que a aplicação das multas será mais eficiente e com menos riscos deste tipo de problema.

A novidade vem junto às mudanças que devem ser implantadas no transporte em São Paulo. Com uma auditoria feita pela Ernst&Young, contratada por R$ 4 milhões pela prefeitura de São Paulo, a gestão do prefeito Fernando Haddad pretende realizar alterações no atual modelo de edital das operadoras de ônibus na cidade. Entre as possíveis novidades está que todos os ônibus tenham ar-condicionado.

O secretário de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, afirmou na semana passada que também está sendo avaliada a possibilidade da realização de uma licitação internacional, dado o interesse demonstrado por empresas chinesas, inglesas e americanas para participar da concorrência.

Outra mudança será no sistema de permissionárias, que agrega as cooperativas e que deve ser extinto no próximo modelo de edital. Enquanto a Prefeitura não finaliza os próximos contratos, os antigos estão sendo renovados em carácter emergencial.

Fonte: http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,cet-e-sptrans-vao-multar-com-smartphones,1608909