Fabricantes de smartphones iniciam corrida para lançar aparelhos 4G no Brasil

Por Redação | 16 de Abril de 2013 às 13h15
photo_camera PPL Ware

O 4G ainda deve demorar alguns meses para conseguir emplacar no Brasil, mas muitos fabricantes de smartphones já se preparam para este novo mercado. BlackBerry, LG, Samsung e Sony Mobile anunciaram o lançamento de novos modelos com suporte para o 4G ao longo dos próximos meses, adiantando-se ao cenário em ascensão que a conexão mais rápida irá criar. As informações são da Reuters.

Além do número reduzido de aparelhos com suporte para o 4G, as operadoras que atuam no país têm enfrentado muitas dificuldades para implantar a infraestrutura necessária para a nova rede e para instalar o número necessário de antenas para fazer a transmissão do sinal na frequência de 2,5GHz - até a Copa do Mundo de 2014, a rede 4G operará com 2,5GHz mas não na faixa de 700MHz, já que esta ainda é ocupada pela televisão analógica e deverá ser leiloada somente no começo de 2014.

Dados governamentais indicam que, atualmente, apenas 11 modelos de smartphones 4G foram homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), enquanto 370 modelos 3G são comercializados no Brasil. Em uma escala mundial, existem 260 aparelhos com conexão LTE já disponíveis em lojas. A empresa de análises IDC acredita que somente em 2013 serão comercializados 600 mil aparelhos 4G no país, ou seja, quatro vezes mais do que foi vendido em 2012 mesmo representando apenas 2% do montante total de smartphones, que deverá ser de 28 milhões de unidades vendidas.

"Acho que para começar é um bom número, já que na faixa de 2,5GHz a escala não é muito grande em outros mercados", ressaltou Erasmo Rojas, diretor para a América Latina da 4G Americas, que representa operadoras de telefonia móvel e fabricantes. A maioria dos novos aparelhos com 4G começará a ser distribuída no Brasil em maio.

A Samsung afirmou que no segundo semestre deste ano lançará mais aparelhos 4G no Brasil, além dos outros quatro modelos já homologados pela Anatel. A Blackberry também mostrou interesse de lançar outros dois dispositivos compatíveis com o 4G brasileiro, fora o Z10 e o Q10, e, ainda neste semestre, a LG se prepara para lançar dois ou três novos smartphones 4G compatíveis com a faixa de 2,5GHz. A Sony Mobile, que acaba de lançar o Xperia ZQ com 4G, deverá lançar outro modelo 4G 'em breve' - mundialmente, a Sony lançou somente em 2012 cinco aparelhos 4G.

Recentemente, o governo federal aprovou um decreto de isenção fiscal para os smartphones produzidos e comercializados no Brasil por até R$ 1.500, no entanto, este valor é facilmente superado por muitos modelos de smartphones 4G.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.