Fabricantes de smartphones e operadoras se unem em iniciativa antirroubo

Por Redação | 16 de Abril de 2014 às 11h46

As maiores operadoras de telefonia móvel e fabricantes de smartphones dos Estados Unidos estão se unindo para lançar uma ferramenta que permite aos usuários bloquear seus dispositivos e deletar seus dados em caso de roubo. De acordo com a agência de notícias Reuters, a iniciativa é resultado da pressão da indústria de telecomunicações para ajudar a reduzir a quantidade de crimes desse tipo.

O acordo firmado com a CTIA, uma associação que representa a indústria internacional de telecomunicações wireless, foi anunciado nesta terça-feira (15). Com a novidade, a partir de julho de 2015 todos os smartphones fabricados pelas empresas associadas virão com ferramentas antirroubo pré-carregadas e também estarão disponíveis para download.

Entre os 10 fabricantes de dispositivos que assinaram o acordo voluntariamente estão grandes nomes como Apple, Samsung, Google e HTC. Além disso, as operadoras de telefonia móvel Verizon, At&T, Sprint e T-Mobile também estão de acordo com a novidade.

"Essa flexibilidade oferece aos consumidores acesso aos melhores recursos e aplicativos que se encaixam às suas necessidades de proteger seus smartphones e as valiosas informações que eles contêm", disse Steve Largent, presidente executivo da CTIA.

O procurador-geral de Nova Iorque, Eric Schneiderman, elogiou o acordo voluntário, mas disse que ele ainda está aquém do que ele tem defendido para diminuir a "epidemia de roubos de smartphones na região". Em 2012, 1,6 milhões de norte-americanos tiveram seus telefones roubados.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.