Em carta aos funcionários, BlackBerry diz que focará naquilo que faz melhor

Por Redação | 25.12.2013 às 13:40
photo_camera Divulgação

Após os relatórios apontarem que a BlackBerry perdeu US$ 4,4 bilhões no último trimestre, o CEO da companhia, John Chen, resolveu escrever uma carta aos seus funcionários.

Nela, Chen disse ter conhecimento das unidades de BlackBerry 10 que estão encalhadas nos estoques e que elas perdem valor a cada dia que passa. A carta ainda destaca a importância da parceria firmada com a Foxconn e que, graças a ela, a BlackBerry poderá continuar fazendo o que faz de melhor: "design icônico, segurança de primeira classe, desenvolvimento de software e gerenciamento de mobilidade empresarial".

O executivo ainda disse que está à procura de um novo gerente para divisão de dispositivos da BlackBerry e que a companhia possui uma reserva de cerca de US$ 3,2 bilhões para fazer "investimentos estratégicos" em prol do crescimento da empresa. Com a carta, Chen conseguiu afastar alguns rumores e deixar as coisas claras para que os funcionários possam continuar a ajudar a companhia a se reerguer.

Leia a carta de John Chen traduzida na íntegra abaixo.

Hoje, na audiência pública global, eu falei um pouco sobre a situação da BlackBerry e as mudanças que estamos fazendo para enfrentar os desafios que nos aguardam.

Um trimestre difícil

Os números neste trimestre não foram bons. A BlackBerry tomará uma multa de aproximadamente US$ 1,6 bilhão sobre seu inventário e compromissos firmados com fornecedores. Sendo mais direto, estamos cientes que temos um inventário que está perdendo valor dia após dia - dispositivos que não estão vendendo e componentes para produzir mais deles que estão estocados. Isso contribuiu significativamente para a perda de US$ 4,4 bilhões registrada no último trimestre.

Focando no nosso talento em hardware

Esse inventário nos leva a um desafio urgente: como lucrar com hardware da BlackBerry enquanto se reduz o risco de muito - ou pouco - inventário. Para fazer isso, precisamos focar nosso negócio naquilo que sabemos fazer e aproveitando as capacidades dos nossos parceiros.

É por isso que anunciamos a parceria de cinco anos com a Foxconn, a maior fabricante de produtos e componentes eletrônicos do mundo. Eles sabem como gerenciar cadeias de fornecedores e têm uma capacidade extraordinária para levar um novo produto ao mercado rapidamente.

Com essa parceria, a BlackBerry focará seus recursos para servir os consumidores que valorizam segurança avançada. Em outras palavras, nós continuaremos a focar naquilo que fazemos melhor - design icônico, segurança de primeira classe, desenvolvimento de software e gerenciamento de mobilidade empresarial.

Com a escalabilidade e eficiência da Foxconn, a BlackBerry poderá competir mais eficientemente em outros mercados. O foco inicial da parceria será um smartphone para a Indonésia e outros mercados emergentes em 2014.

Estamos trabalhando no recrutamento de um novo gerente para nossa divisão de dispositivos e eu espero poder apresentá-lo a vocês em breve. Estou confiante que ele continuará focando em áreas onde a BlackBerry pode fazer o máximo por seus consumidores.

Capitalizando oportunidades

É importante lembrar que nossas unidades operacionais continuam como forças e oportunidades significantes:

  • A BlackBerry se mantem líder quando se trata de segurança em gestão de dispositivos móveis empresariais, com uma base de clientes que excede 80 mil consumidores em todo o mundo. Continuamos a trabalhar para que eles migrem para o BlackBerry 10. As instalações comerciais e servidores de teste da plataforma BlackBerry Enterprise Service 10 aumentaram para mais de 30.000, em comparação aos 25.000 no mês de setembro.
  • O QNX é líder no setor automotivo. Sua tecnologia é utilizada em mais de 200 modelos de veículos e em mais fabricantes e fornecedores automotivos que todas as outras plataformas juntas. O QNX revelará novas tecnologias para o ramo automotivo e serviços na nuvem durante a CES 2014 em janeiro.
  • A BlackBerry é pioneira em mensageiros móveis com o BBM. Com o lançamento do BBM para diversas plataformas, nós registramos mais de 40 milhões de novos usuários no iOS e Android. Mais de uma dúzia de fabricantes que usam Android planejam embutir o BBM em seus aparelhos, inclusive a LG. Além disso, conforme nós focamos em monetizar o BBM, mais de 250.000 BBM Channels foram criados pelos usuários, incluindo marcas famosas como Coca-Cola Indonésia e USA Today. O BBM é o serviço de mensagens móvel mais seguro para uso em empresas.

Também conseguimos aumentar nossa reserva de caixa para US$ 3,2 bilhões. Isso significa que temos a possibilidade de fazer investimentos estratégicos em áreas que podem nos ajudar a crescer e lucrar.

Descanso

Transformar uma companhia exige muito trabalho. Eu agradeço a todos pelo comprometimento nos últimos anos e peço que continuem trabalhando juntos para ajudar a BlackBerry a se reerguer. Sei que se continuarmos a focar no que é importante e continuarmos melhorando a forma como tocamos nosso negócio, os resultados trimestrais vão melhorar. Estamos reunindo uma equipe de liderança forte e já estamos realizando as mudanças necessárias para tornar nosso negócio lucrativo.

À medida que as férias de fim de ano se aproximam, eu os encorajo a desfrutá-las com as pessoas que vocês amam e retornem fortalecidos e focados no próximo ano. Há desafios pela frente, mas se permanecermos juntos e focados nos nossos consumidores, nós teremos sucesso.

John Chen

Presidente e CEO