Correios realizam testes de sistema de aviso de entrega por SMS

Por Redação | 17.02.2014 às 18:03

Para a felicidade de muita gente, os Correios estão implementando um sistema que vai informar remetentes e destinatários sobre a entrega de cartas e mercadorias registradas. A novidade já está funcionando em caráter de testes em algumas cidades do país e deve ser adotada em larga escala até maio. A expansão dessa ferramenta para outros tipos de serviços também está prevista para acontecer ao longo do ano.

No momento da postagem, o remetente pode cadastrar o telefone celular próprio e também do destinatário para envio das notificações. Na outra ponta, o carteiro que sai da agência munido dos pacotes carrega consigo também um smartphone com a lista de remessas. Uma vez que as entregas da lista são marcadas como concluídas, um sistema automatizado emite as mensagens para os celulares dos cadastrados.

Conforme informações do G1, a implantação do sistema foi facilitada pelo fato de muitos carteiros já utilizarem smartphones da própria empresa. Sendo assim, já possuem familiaridade com a tecnologia e bastou uma pequena modificação nos aparelhos para que o novo sistema começasse a ser testado.

Outras ideias para utilização do sistema envolvem a divulgação de estimativas de entrega e a comunicação com os cidadãos. Caso o destinatário não esteja em casa no dia e horário previstos, por exemplo, é possível informar outra data ou um endereço diferente para os Correios por meio de SMS, com a agência correspondente realizando a mudança e confirmando a operação.

Hoje, aplicativos e sistemas online realizam serviço semelhante, mas também dependem da interação do usuário. Em muitos casos, notificações de entrega e movimentação entre agências dos Correios são enviadas por email.