Conheça o PaperFold, o mais novo protótipo de smartphone dobrável

Por Redação | 05 de Maio de 2014 às 09h54

O Human Media Lab na Universidade do Canadá criou um smartphone totalmente funcional que possui não apenas uma, mas três telas diferentes que podem ser unidas formando um display enorme. O resultado é o PaperFold, um dispositivo capaz de alguns feitos curiosos, principalmente quando usado com mapas. É possível exibir rotas em todas as três telas para uma facilidade maior na hora de se localizar e planejar rotas. O dispositivo ainda pode ser usado em conjunto com impressoras 3D.

O próprio nome já diz: O PaperFold foi inspirado em nada mais nada menos do que papel. O diretor do laboratório, Dr. Roel Vertegaal, afirma que o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos finos como o papel tem sido um objetivo contínuo para sua equipe. E eles não foram os únicos a pensar nisso.

Segundo informações do Engadget, em 2010 a Microsfot esteve trabalhando em um tablet similar a um livro chamado de Courier que nunca chegou ao mercado. A Sony, por sua vez, lançou um tablet similar a papel digital no começo deste ano. Apesar de ainda não haver planos de trazer o PaperFold ao mercado, é possível admirar o que pode ser feito com papel e canetas digitais. Imagine a quantidade de árvores que seriam poupadas com essa invenção. Dá até pra pensar em jornais pessoais, com assinaturas mensais, exibidos através do aparelho de cada um, semelhante ao que temos hoje com tablets e smartphones, porém com um custo mais baixo.

Veja abaixo a demonstração do PaperFold (em inglês):

O vídeo acima também descreve como é possível utilizar as telas do dispositivo para modelar um prédio e enviar os dados para uma impressora 3D conectada, fazendo uma réplica perfeita (ou quase) da construção, como o seu escritório, por exemplo. Será que o futuro do papel será a tela flexível como papel e uma caneta eletrônica?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.