Compra de smartphones cresce 130% no Brasil

Por Redação | 18 de Dezembro de 2013 às 18h11

Segundo estudo do painel Comtech da Kantar Worldpanel, as vendas de smartphones no país cresceram 130% em relação ao ano de 2012. O período analisado foi entre janeiro e setembro deste ano, e a alta se deve principalmente à variedade nos preços e à multifuncionalidade dos aparelhos. Caso o ritmo se mantenha, a estimativa é que até 2016 o Brasil tenha 75 milhões de novos smartphones.

Um fato interessante é o aumento nas vendas dos smartphones ‘premium’, os topos de linha com configurações bem avantajadas e preços acima de R$1400, que subiram de 5% em 2012 para 13% neste ano. Além disso, os principais consumidores desses aparelhos são os jovens entre 19 e 24 anos.

Atualmente 91% dos brasileiros possuem celular, e as vendas vêm aumentando a cada dia, sendo que o número de telefones no país já ultrapassa de longe o número de habitantes.

Assista Agora: Descubra o jeito certo de criar verdadeiros times de alta-performance e ter a empresa inteira focada em uma única direção.

“As oportunidades de crescimento no segmento de smartphones são cada vez maiores. Por isso, as empresas devem entender as necessidades dessa nova geração de consumidores e trazer soluções inovadoras em suas marcas e produtos”, diz Cynthia Vieira, diretora do painel Comtech da Kantar Worldpanel.

O Comtech Kantar Worldpanel é um painel contínuo sobre a indústria da telefonia móvel que acompanha tanto os fabricantes quanto as operadoras. O estudo acompanha a aquisição e posse de linhas e aparelhos de telefone celular e mapeia o mercado de telefonia com base nas áreas da Anatel. Além disso, mede os serviços de banda larga, TV digital, telefonia fixa e móvel separadamente e também como elemento de convergência. Em 2012, também deu início ao monitoramento do mercado de tablets.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.