Compra de smartphones cresce 130% no Brasil

Por Redação | 18 de Dezembro de 2013 às 18h11

Segundo estudo do painel Comtech da Kantar Worldpanel, as vendas de smartphones no país cresceram 130% em relação ao ano de 2012. O período analisado foi entre janeiro e setembro deste ano, e a alta se deve principalmente à variedade nos preços e à multifuncionalidade dos aparelhos. Caso o ritmo se mantenha, a estimativa é que até 2016 o Brasil tenha 75 milhões de novos smartphones.

Um fato interessante é o aumento nas vendas dos smartphones ‘premium’, os topos de linha com configurações bem avantajadas e preços acima de R$1400, que subiram de 5% em 2012 para 13% neste ano. Além disso, os principais consumidores desses aparelhos são os jovens entre 19 e 24 anos.

Atualmente 91% dos brasileiros possuem celular, e as vendas vêm aumentando a cada dia, sendo que o número de telefones no país já ultrapassa de longe o número de habitantes.

“As oportunidades de crescimento no segmento de smartphones são cada vez maiores. Por isso, as empresas devem entender as necessidades dessa nova geração de consumidores e trazer soluções inovadoras em suas marcas e produtos”, diz Cynthia Vieira, diretora do painel Comtech da Kantar Worldpanel.

O Comtech Kantar Worldpanel é um painel contínuo sobre a indústria da telefonia móvel que acompanha tanto os fabricantes quanto as operadoras. O estudo acompanha a aquisição e posse de linhas e aparelhos de telefone celular e mapeia o mercado de telefonia com base nas áreas da Anatel. Além disso, mede os serviços de banda larga, TV digital, telefonia fixa e móvel separadamente e também como elemento de convergência. Em 2012, também deu início ao monitoramento do mercado de tablets.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.