Como configurar um backup automático de suas fotos e vídeos em seu smartphone

Por Pedro Cipoli
photo_camera CNET

Quem já perdeu o smartphone por algum motivo provavelmente dividiu a sua tristeza em duas partes: a perda do aparelho em si e a de todos os arquivos que tinha armazenado nele. Em geral, fotos e vídeos se destacam já que nos acostumamos a sair por aí registrando tudo o que consideramos importante, e independentemente se perdemos nosso smartphone por roubo ou algum acidente, podemos configurar nossos aparelhos para guardar esses registros em um local seguro de forma automática.

Mesmo que armazenemos esses arquivos em um cartão SD (se você está utilizando o Android), ele também pode corromper os arquivos por qualquer motivo. É uma situação muito parecida com a que temos em nossos PCs: só percebemos a importância de termos um backup quando perdemos todos os nossos dados pela primeira vez. A vantagem é que nos dias de hoje temos tantas opções que montar um esquema simples e funcional leva apenas alguns minutos.

Fazendo o backup de nossas fotos e vídeos

Quem está acostumado a sair por aí tirando fotos de qualquer coisa que seja razoavelmente interessante está acostumado a ter uma galeria recheada de imagens no smartphone. Para muitos, mover o local das fotos para o cartão SD externo (caso você utilize algum modelo do Android) já é o suficiente, mas, não raro, esses cartões costumam corromper os dados ao serem inseridos em algum leitor.

Nesses casos é importante ter um sistema de backup automático, e dentre as várias opções disponíveis selecionamos duas famosas e extremamente funcionais: o Google+ e o Dropbox, que além de bastante simples são totalmente gratuitos. Fizemos esse artigo baseado em um smartphone Android, mas as duas opções servem tanto para o Android quanto para o iPhone ou Windows Phone, já que eles estão disponíveis para as três plataformas.

Dropbox

Depois de instalar e criar uma conta, basta ir até as configurações do app, selecionar a área "ENVIO DE CÂMERA" e ativar a opção. Logo abaixo podemos escolher se queremos enviar os arquivos via 3G/4G ou Wifi ou somente Wifi, que é uma opção interessante para economizarmos o consumo de banda, considerando a baixa qualidade de nossa rede aqui no Brasil.

Dropbox 01

Dropbox 02

Dropbox 02

Três observações importantes:

  • Não se preocupe com os 2 GB iniciais que o Dropbox disponibiliza. Ao ativar o recurso de envio de câmera o serviço irá automaticamente expandir o espaço disponível até atingir 5 GB, o suficiente para uma boa quantidade de fotos e vídeos
  • Ativar o envio via 3G/4G não é tão vantajoso assim devido ao alto consumo de banda. Ao selecionar a opção de envio somente via Wifi, ele automaticamente enviará os arquivos sempre que o aparelho se conectar a uma rede sem fio sem a necessidade de configurações extras
  • O envio automático serve tanto para fotos quanto para vídeos

Google+

Você pode não ser fã da rede social do Google, mas a não ser que o seu aparelho seja "rootado", o Google+ já virá embarcado em seu Android. Então, por que não utilizá-lo? Aliás, o Google+ oferece opções bastante sofisticadas se comparado ao Dropbox, e para acessá-las basta entrar nas configurações do aplicativo. Em seguida, selecionar a opção "Backup automático".

G Plus 01

G  Plus 02 G Plus 03

G  Plus 02
G Plus 03

Na parte superior podemos ativar o serviço com um seletor simples, mas nas opções abaixo temos alguns controles interessantes. O primeiro deles é o "Tamanho da foto" que dá duas opções:

  • Até 5 GB de armazenamento para enviar fotos no tamanho original (5, 8 ou mesmo 13 megapixels)
  • Espaço ilimitado caso o usuário queira enviar fotos com o tamanho de 2 megapixels, feito de forma automática

A escolha de uma opção ou outra é subjetiva, afinal 5GB já é bastante espaço. Porém, nada melhor do que tirar fotos e gravar vídeos sem se preocupar se alcançamos o limite ou não, e 2 megapixels já é o suficiente para uma exibição de qualidade em qualquer monitor de alta resolução. Logo abaixo temos a mesma escolha de envio, se via rede 3G/4G/Wifi ou somente Wifi.

Observação importante

  • Ao ativar a opção, somente fotos tiradas a partir de então serão enviadas. Caso queria enviar tudo de uma vez, selecione a opção "Fazer backup de tudo" que tudo o que está armazenado no smartphone será enviado.
Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.