China foi responsável por 40% das vendas de smartphones em todo o mundo em 2014

Por Redação | 20.01.2015 às 13:09
photo_camera Reuters

A China é o país que concentra o maior número de fabricantes tecnológicos no mundo e, segundo um relatório da Trend Force, essas empresas foram responsáveis por praticamente 40% de todas as vendas de smartphones em 2014. O número coloca o gigante asiático na sexta colocação do ranking das maiores localidades em números de unidades vendidas.

O analista global de smartphones da TrendForce, Avril Wu, afirma no relatório que "2014 foi definitivamente um ano impressionante para as marcas chinesas, que ganharam mais quota de mercado global", diz.

A sul-coreana Samsung continua liderando as vendas, com 28% da quota de mercado, mesmo apresentando uma queda em comparação com 2013 - naquele ano a empresa foi responsável por 32,5% das vendas. A Apple vem em segundo, com 16,4%. LG e a Sony também estão no ranking, na quarta e oitava posição, respectivamente.

Ainda de acordo com a consultoria, graças à aquisição da Motorola, a Lenovo vendeu mais de 90 milhões de smartphones. O número é o dobro do apresentado em 2013 e põe a fabricante chinesa como a terceira maior vendedora de smartphones em todo o mundo, com quota de 7,9%.

Em quinto ficou a Huawei e, em sexto, a Xiaomi, que vem dobrando o seu crescimento desde 2011. No ano passado, por exemplo, ela arrecadou US$ 1,1 bilhão, sendo avaliada em U$S 45 bilhões.

Segundo as perspectivas da TrendForce, três das cinco maiores fabricantes de smartphones em 2015 deverão ser chinesas.