Celulares poderão ser usados com cartões de banco no Brasil

Por Redação | 11.10.2013 às 17:05

Segundo o Diário Oficial da União, a partir de agora é possível receber benefícios sociais, como o Bolsa Família, em forma de créditos para celular. Com isso, quem não possui conta bancária poderá usar o aparelho para pagar contas ou fazer compras com o dinheiro dado pelo governo.

“Com um celular na mão, as pessoas poderão fazer toda a movimentação do recebimento do benefício até o débito no comércio local, da mesma maneira que hoje operam quando colocam créditos nos celulares pré-pagos”, disse o senador Walter Pinheiro (PT-BA), autor do projeto original, de acordo com o Mundo Bit.

“É o caso dos beneficiados pelo programa Bolsa Família e dos aposentados do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social], que, muitas vezes, precisam se deslocar até cidades vizinhas para encontrar uma agência bancária".

Cada vez mais os brasileiros usam celulares para gerenciar contas bancárias. Nesta semana, o Banco Central informou um aumento de 335% no uso de aplicativos bancários móveis no Brasil em 2012 em relação a 2011.

Entretanto, não ficou claro na publicação como os créditos serão debitados da conta de cada pessoa que optar por receber o benefício em smartphones, ou se o governo fez alianças com as operadoras de telefonia móvel para tornar o projeto realidade.

Empresas como a Oi já oferecem desde maio deste ano um cartão de débito pré-pago com foco na população de baixa renda. A Vivo e a TIM também possuem projetos semelhantes em fase de testes.