Celulares lideraram número de queixas dos consumidores no Procon em 2011

Por Redação | 18 de Setembro de 2012 às 16h39

O Ministério da Justiça divulgou nesta terça-feira (18) um novo levantamento onde afirma que os celulares foram os líderes no número de queixas apresentadas pelos consumidores ao Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) em 2011.

No ano passado, os Procons espalhados por todo o território nacional contabilizaram mais de 153.094 queixas sobre celulares. Segundo o G1, problemas com aparelhos celulares lideraram o ranking com 14,1% das reclamações, mais do que o dobro das reclamações referentes a computadores, que ficaram em segundo lugar com 6,8%.

Celular transporte público

A operadora Oi foi a empresa que mais recebeu queixas em 2011

Em terceiro lugar, estão as reclamações relacionadas a problemas com eletrodomésticos da linha branca, também com 6,8%. Cartões de crédito (6,6%) e telefonia celular (6,1%) aparecem na sequência.

O Ministério ainda listou os principais problemas encontrados pelos consumidores. Em primeiro lugar estão os impasses com cobranças, que representam 28,1% do total. Na segunda posição estão os problemas com a garantia dos produtos (24%) e a má qualidade de equipamentos e serviços aparece no terceiro lugar (18,9%).

Além disso, o órgão também listou as empresas que mais receberam reclamações dos seus clientes. A operadora Oi liderou o ranking de queixas em 2011 com 6.919 reclamações; em segundo lugar aparece a LG com 5.129 queixas e em terceiro está a Claro/Embratel com 5.082 reclamações apresentadas ao Procon.

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