Brasil é o oitavo maior mercado de smartphones do mundo, revela pesquisa

Por Redação | 16 de Maio de 2014 às 08h30
photo_camera Divulgação

O BRICS, bloco formado pelos principais países em desenvolvimento (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), foi responsável pela venda de 123,4 milhões de smartphones no primeiro trimestre de 2013, cerca de 44% do total vendido no mundo. As informações são do G1.

De acordo com o relatório divulgado pela consultoria norte-americana Canalys na última segunda-feira (12), a venda de smartphones no mundo todo chegou a 259 milhões de aparelhos, dos quais quase metade corresponde ao volume daqueles países emergentes.

Com esse resultado, todo o grupo – exceto a África do Sul – passa a fazer parte da lista dos 10 maiores mercados de smartphone do mundo. Entre janeiro e março, a Rússia ficou em décimo, o Brasil em oitavo lugar, a Índia em terceiro e a China que, hospeda metade das dez maiores fabricantes, em primeiro lugar.

A venda de smartphones com telas maiores de 5 polegadas cresceu impressionantes 369% no primeiro trimestre em comparação ao mesmo período de 2013. Segundo o relatório da empresa de consultoria, o segmento de celulares com telas um pouco maiores ainda é liderado pela Samsung, companhia sul-coreana, mas Sony, LG e Lenovo também possuem aparelhos nessa mesma linha. A tendência inclusive levou a Apple a aumentar a tela do iPhone 5 e rumores dão conta que os próximos aparelhos da Maçã possam vir com telas ainda maiores.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.