Brasil apresenta crescimento na produção e venda de smartphones

Por Redação | 14.12.2012 às 13:20

Segundo levantamento divulgado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), a produção e venda de smartphones no Brasil cresceu 78% em 2012. Em contrapartida, os celulares convencionais, também conhecidos como feature phones, apresentaram uma queda de 25% no mercado de aparelhos móveis.

O diretor de economia da Abinee, Luiz Cesar Elias Roche, diz que os smartphones "estão substituindo os aparelhos convencionais". E, segundo a previsão para 2013, essa é realmente uma tendência, já que estima-se um aumento de 63% na fabricação de celulares inteligentes, enquanto a produção de aparelhos mais simples deve apresentar uma retração de 9%

Com essa mudança de cenário, no próximo ano os smartphones devem ficar com 40% da fatia do mercado de telefonia móvel no país - atualmente eles detêm 27%. Esse boom no mercado de telefones inteligentes também impulsionou o desempenho do setor de telecomunicações em geral, que apresentou um crescimento de 14% em 2012.

Mas não são apenas os smartphones que estão em alta, outro gadget que está fazendo sucesso no Brasil é o tablet. A estimativa é que a fabricação desse tipo de dispositivo salte de 2,8 milhões de unidades para 5,4 milhões até o final do próximo ano.