BlackBerry pode ter o pior resultado de vendas trimestrais dos últimos nove anos

Por Redação | 26 de Março de 2015 às 18h31

As ações da BlackBerry foram negociadas a um valor tão baixo que as expectativas estão despencando junto com os papéis. O movimento fez com que as estimativas indicassem que a empresa deve atingir o seu pior desempenho de vendas trimestral desde 2006.

Os analistas estimam que a empresa vai gerar apenas US$ 790 milhões de receita no quarto trimestre fiscal, que foi encerrado no dia 28 fevereiro. O valor é 20% menor do que o atingido no mesmo período fiscal do ano anterior, e o pior dos últimos nove anos. A BlackBerry deve anunciar oficialmente os seus resultados financeiros nesta sexta-feira (27).

A culpa está recaindo sobre o segmento de hardware da companhia. Muitas das vendas estão amarradas ao lançamento tardio do BlackBerry Classic, smartphone com teclado físico da empresa, que acabou jogando os números para o primeiro trimestre fiscal de 2016. Porém, não se pode esperar um milagre proveniente do BlackBerry Classic, uma vez que rumores já apontam que as vendas estão bem abaixo do esperado.

Apesar de não ser muito animadora, a notícia dos baixos resultados financeiros no último trimestre não são uma sentença de morte para a BlackBerry – que, inclusive, já recebeu várias delas ao longo dos anos. Na verdade isso reacende as suspeitas sobre a relevância da empresa no mercado de hardware.

Esse é mais um indício de que ela realmente deve apostar mais no setor de software e outros serviços que podem se tornar mais rentáveis, como o BlackBerry Messenger. No centro da estratégia está a nova versão da plataforma de gerenciamento de mobilidade empresarial (EMM) da empresa, o BES 12. A ferramenta deverá ser a principal estratégia da canadense para atingir a meta de dobrar suas receitas em software e atingir a marca de US$ 500 milhões.

Com informações do Financial Post

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.