BlackBerry pode licenciar sistema operacional para outras empresas, diz CEO

Por Redação | 15.02.2013 às 16:31

A BlackBerry poderá licenciar seu sistema operacional para outras empresas no futuro, afirmou o CEO da empresa Thorsten Heins em uma entrevista a um veículo canadense nesta quinta-feira (15). A ideia do projeto é lançar dispositivos de baixo custo com o novo BlackBerry 10 e tentar aumentar a participação de mercado da empresa.

"É uma questão de modelo de negócio e de timing para acionar a decisão de se e de quando faríamos isso", afirmou Heins. Com o licenciamento, o CEO espera ver uma série de novos dispositivos rodando o BlackBerry 10, de baixo e médio custo, para mercados diferentes.

Se o licenciamento acontecer, a BlackBerry poderá realmente expandir sua participação de mercado, mas o precisaria se prepara para uma queda nas vendas de seus próprios aparelhos. Uma alternativa seria licenciar o OS apenas para dispositivos de baixo ou médio custo, mantendo o mercado de dispositivos de alta performance nas mãos da própria BlackBerry.

Questionado sobre quando o licenciamento do sistema poderia começar, Heins não deu uma data exata, mas afirmou que a logística deve impedir que isso aconteça nos próximos seis meses.