BlackBerry planeja mais demissões, começando pelo chefe de vendas nos EUA

Por Redação | 11 de Julho de 2013 às 17h45

A ex-Research In Motion (RIM) – atual BlackBerry – está preparando mais uma rodada de demissões como parte de sua reestruturação. O novo corte de empregos deve afetar a gerência de vendas e divisões de suporte, de acordo com relatório do The Wall Street Journal.

A notícia divulgada pelo jornal norte-americano na última quarta-feira (10) cita que as informações partiram de fontes familiarizadas com o assunto. As novas demissões surgem após o corte de 5 mil funcionários planejado durante o último ano fiscal da companhia.

Richard Piasentin, vice-presidente de vendas da BlackBerry nos Estados Unidos, já entrou na lista dos novos desempregados da empresa. As fontes do The Wall Street Journal dizem que o executivo foi demitido em junho. Um porta-voz da companhia confirmou a saída de Piasentin ao jornal, mas se recusou a comentar sobre outras possíveis demissões, sob a alegação de que a empresa não comenta rumores ou especulações.

Alguns membros do conselho da BlackBerry também estão abandonando o barco. Na reunião de acionistas que aconteceu na última terça-feira (09), a empresa anunciou que John Wetmore e o ex-presidente John Richardson não iriam buscar a reeleição para o conselho.

Enquanto isso, o CEO da companhia, Thorsten Heins, continua enfrentando os investidores infelizes que questionam a estratégia da empresa em meio a um período turbulento. O primeiro trimestre fiscal da BlackBerry findou em perdas, enquanto Wall Street tinha previsto um pequeno lucro para o período. A empresa ainda espera enfrentar outra perda no atual trimestre.

Durante a reunião desta semana, um dos acionistas se referiu ao BlackBerry Z10 como um "desastre", enquanto outro perguntou por que a empresa estava passando por um momento tão difícil nos Estados Unidos. O CEO da BlackBerry provavelmente colocou a culpa nas operadoras de telefonia do país, que, segundo ele, promovem apenas os dispositivos mais "quentes" do mercado, como o iPhone e a linha Galaxy da Samsung.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.