BlackBerry estaria trabalhando em mais dois celulares com teclado físico

Por Redação | 24.09.2014 às 10:32

A volta dos celulares com teclados físicos parece se tornar cada vez mais o diferencial da BlackBerry, como mostra sua oferta recente de celulares e também duas patentes registradas agora. Segundo as informações reveladas pelo site BerryReview, a empresa pediu o cadastro dos modelos Visa e Victoria, que prometem continuar essa tendência.

Levando em conta apenas o nome, dá para imaginar que o Visa seguirá a mesma linha do Passport, já que seu nome, em inglês, significa “visto”. Isso implicaria em um design, mais uma vez, quadrado, com uma tela também com esse aspecto e um teclado físico QWERTY. Ao que aparenta, o modelo também seria voltado para usuários mais tradicionalistas e que não se dão muito bem com as telas touchscreen da atualidade.

Mas a grande novidade aqui é que tais componentes, pelo menos de acordo com a patente, poderiam ser deslizados para baixo da tela sensível ao toque, deixando apenas a fileira inferir de teclas à vista e, possivelmente, funcionando como atalhos. Assim, é possível reduzir o tamanho dos smartphones durante o uso e torná-los mais elegantes quando não utilizados, em mais uma mudança em relação à linha recente da marca.

Além disso, tanto o Visa quanto o Victoria trariam outra funcionalidade que parece estar agradando: a versatilidade dos teclados, que podem ser utilizados tanto com o método swype quanto com pressionamentos propriamente ditos nas teclas. Assim, a BlackBerry não alienaria os mais acostumados com as telas touchscreen e, pelo menos na teoria, seria capaz de agradar a todos os públicos.

Por enquanto, porém, a fabricante não confirmou nada nem falou oficialmente sobre seus aparelhos futuros. Patentes nem sempre significam o lançamento efetivo de aparelhos e podem ser apenas medidas de proteção de marcas e tecnologia. Portanto, é melhor aguardar para ver o que a empresa reserva para 2015 em diante.