BlackBerry anuncia prejuízo bilionário e culpa baixas vendas do Z10

Por Redação | 27 de Setembro de 2013 às 10h51
BRUNO HYPOLITO / CANALTECH
Tudo sobre

Para selar sua má fase, a BlackBerry confirmou hoje um prejuízo quase bilionário no balanço do segundo trimestre fiscal, encerrado em agosto. O principal culpado, segundo a própria companhia, é o smartphone BlackBerry Z10.

O prejuízo total registrado foi de 965 milhões de dólares. A receita líquida do trimestre foi de 1,6 bilhões de dólares, com queda de 45% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando registrou 2,9 bilhões de dólares.

Mais preocupante ainda do que estes números é o fato da fabricante canadense ter vendido apenas 5,9 milhões de smartphones no trimestre, uma queda significante comparado aos 6,8 milhões do trimestre passado.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Para piorar, a empresa afirma que boa parte dos smartphones vendidos foram dispositivos equipados com o antigo BlackBerry 7 e não com o novo sistema, o BlackBerry 10. Isso significa que o BlackBerry Z10, a grande aposta da empresa para esse trimestre, simplesmente não vingou.

O relatório assume que grande parte do prejuízo – algo como 934 milhões de dólares – ocorre graças ao estoque de unidades de BlackBerry Z10 que simplesmente não foram vendidas. Em outras palavras, o smartphone que chegou para tentar salvar a BlackBerry de uma queda, acabou afundando-a de vez.

Venda e demissões

Recentemente, a BlackBerry anunciou que assinou uma Carta de Intenção para formalizar um acordo de venda da empresa, avaliada em US$ 4,7 bilhões, para um consórcio liderado pela Fairfax Financial (atualmente a maior acionista da companhia).

Além disso, a empresa também deve demitir cerca de 40% de seu quadro de funcionários global até o final de 2013. Em 2012, o número de demissões atingiu 5.000 funcionários. Com o novo corte, outros 4.500 trabalhadores podem ficar desempregados.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.