Apps do Firefox OS, agora, podem também rodar no Android

Por Redação | 18 de Junho de 2014 às 12h32

O novo Firefox para Android versão 29 chegou com a promessa de rodar aplicativos para Firefox OS como apps nativos do sistema Android. Dessa forma, os usuários poderão baixar e usar esses aplicativos até então disponíveis apenas para o próprio Firefox OS. As informações são so site Android Community.

O sistema usado é o Open Web Apps (OWA), termo criado pela Mozilla para designar web apps que foram escritos com o Firefox OS, mas que poderão rodar em outros sistemas operacionais. Os aplicativos do Firefox OS usam linguagens comuns da própria web, como o HTML5 e o Javascript e rodam também através dos navegadores. No entanto, outra vantagem dos open apps é que eles não serão condicionados a browsers para funcionar, nem no Firefox OS e nem no Android.

No Android, os aplicativos do OWA se comportam como os do próprio sistema e aparecem como aplicações comuns, até mesmo com o ícone na tela inicial. Eles também podem ser desinstalados seguindo os mesmos recursos de remoção dos demais apps, tanto pelo gerenciador de aplicativos como pelas configurações, por exemplo.

Dessa forma, os aplicativos Firefox OS quem rodam no Android serão muito semelhantes aos escritos em linguagens como o Java nativo ou em C/C++.

A novidade representa uma conquista para a Mozilla, que permanece “presa” na web e tenta se reinventar por meio de inovações para o mercado mobile, que cresce vertiginosamente. A ideia de desenvolver um aplicativo com uma linguagem, mas que rode em diferentes plataformas, também se torna interessante para os desenvolvedores.

Confira no vídeo como irão funcionar os Open Web Apps:

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!