Apple também deve mudar plugue de energia do iPhone 6

Por Redação | 25.08.2014 às 17:23 - atualizado em 25.08.2014 às 18:40

A mudança na tela do iPhone 6 gerou não apenas uma modificação nas baterias dos aparelhos, mas também em seus plugues de energia. De acordo com o site Moca.co, que divulgou um vídeo dos novos adaptadores de tomada dos celulares, a Apple estaria adotando um novo padrão de saída para os novos modelos, com conectores mais compridos que os atuais.

De acordo com as informações preliminares, os novos plugues seriam capazes de suportar correntes de até 2A, o dobro do que é encontrado atualmente. Isso garantiria uma melhoria bem consistente no tempo de recarregamento dos celulares, que agora devem contar com telas maiores e baterias com mais autonomia que, claro, exigem mais energia para serem carregadas por completo. E a Apple, logicamente, não está disposta a fazer com que isso implique em celulares ligados à tomada por mais tempo.

Como apontou o Mac Magazine, trata-se de uma mudança que aproxima o padrão de plugues usado nos Estados Unidos do australiano. Por lá, os conectores são estreitos, de forma semelhante aos americanos, mas aparecem de forma mais alongada e com uma ligeira inclinação “para dentro”.

Outro ponto que merece destaque é a presença, no vídeo, do tal cabo USB reversível, que permite a conexão por qualquer lado e garante o fim dos problemas de encaixe do padrão. De acordo com o responsável pelo vazamento, porém, a Apple não teria solicitado uma produção em massa desse modelo de fio, o que pode indicar que ele ainda pode não aparecer como padrão no iPhone 6, e sim nas próximas linhas lançadas pela Maçã. A mudança também permite que a empresa se adeque aos novos padrões da tecnologia em todo o mundo.

Fica a dúvida, porém, sobre como a questão vai funcionar por aqui. Apesar das tomadas achatadas serem um padrão adotado em boa parte dos países do mundo, o Brasil optou pelos plugues redondos como oficiais e eles já aparecem até mesmo nos modelos mais recentes de iPhones.

Por enquanto, como sempre, a Apple ainda não comentou o assunto. A empresa nem mesmo anunciou oficialmente o iPhone 6, então, informações sobre detalhes do conector de energia do aparelho ainda não estão disponíveis. A expectativa é que os novos celulares da empresa sejam revelados em um evento no próximo dia 9 e cheguem ao mercado ainda em setembro.