Apple supera Samsung em venda de smartphones no 4º trimestre

Por Redação | 05 de Março de 2015 às 08h45

O aguardado Galaxy S6 pode ter chegado tarde demais para conseguir manter a Samsung no topo das vendas de smartphones. De acordo com um relatório do Gartner, a Apple superou a empresa sul-coreana em venda de smartphones no mundo no quarto trimestre de 2014. Sendo assim, a empresa americana volta a liderar as vendas de celulares inteligentes pela primeira vez desde 2011.

A Apple vendeu 74,8 milhões de unidades do iPhone no quarto trimestre, ficando com 20,4% da participação no mercado global. Enquanto isso, a Samsung vendeu 73 milhões de aparelhos, respondendo por 19,9% da participação total. Lenovo (incluindo a Motorola), Huawei e Xiaomi seguem a lista.

Apesar do resultado positivo para a Maçã, os números acumulados do ano passado ainda mostram a Samsung com uma ampla vantagem em relação a principal rival. De acordo com os números do Gartner, em 2014 a Samsung vendeu 307,6 milhões de unidades, enquanto a Apple conseguiu atingir a marca de 191 milhões de dispositivos vendidos.

O lucro da Maçã chegou a US$ 18 bilhões no quarto trimestre, o maior já divulgado por uma companhia aberta, segundo o analista da S&P, Howard Silverblatt. As vendas de smartphones da Apple saltaram cerca de 49% no 4º trimestre, enquanto a Samsung, que dominava o mercado desde 2011, registrou uma queda significativa de quase 12%.

"A Samsung continua a lutar para controlar a sua quota de smartphones em queda, que estava em seu ponto mais alto no terceiro trimestre de 2013", afirma o analista do Gartner, Anshul Gupta. "Essa tendência de queda mostra que a participação da Samsung entre usuários de smartphones top de linha está sofrendo uma pressão significativa".

Os resultados do último trimestre de 2014 não são nenhuma surpresa, devido ao fato da empresa asiática já ter advertido sobre as quedas de lucros e sua luta para aumentar a demanda de smartphones da linha Galaxy S. Na época, analistas afirmaram que era necessário um redesenho significativo para mudar as coisas, especialmente pelo fato da Apple lançar dois novos iPhones com aparência redesenhada. Ambas as versões do iPhone, a 6 e 6 Plus, venderam dezenas de milhões de unidades, levando a Apple para o primeiro lugar em vendas.

Agora, a Samsung espera conseguir mudar os números já para o segundo trimestre deste ano. No domingo (01), a empresa anunciou dois de seus principais produtos para 2015, o Galaxy S6 e o Galaxy S6 Edge. Além disso, a empresa revelou o Samsung Pay, um sistema de pagamento móvel desenvolvido para concorrer com o Apple Pay.

Fonte: http://mashable.com/2015/03/03/apple-smartphone-sales-samsung/?utm_campaign=Feed%3A+Mashable+%28Mashable%29&utm_cid=Mash-Prod-RSS-Feedburner-All-Partial&utm_medium=feed&utm_source=feedburnerhttp://epocanegocios.globo.com/Informacao/Resultad

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.