Apple pode lançar novo modelo de iPhone de 4 polegadas em 2015

Por Redação | 04 de Dezembro de 2014 às 17h15
photo_camera Divulgação

Depois de muita pressão da indústria e de milhares de usuários, a Apple lançou há alguns meses os iPhones 6 e 6 Plus, aparelhos que atendem à demanda do mercado por smartphones com telas maiores. Mesmo com o sucesso dos dispositivos, a empresa não estaria disposta a abandonar os consumidores que preferem celulares com displays menores e, por isso, poderá lançar um iPhone de 4 polegadas.

Os rumores são de algumas fornecedoras da Apple em Taiwan. De acordo com o site GSMArena, o novo modelo deve ser colocado à venda no segundo semestre de 2015 e terá como principal destaque uma opção para utilizar todas as funções do gadget com apenas uma das mãos. Além disso, a Maçã estaria desenvolvendo o aparelho com um foco especial no público feminino que, segundo a empresa, prefere smartphones com telas mais modestas.

Não foi divulgado se o dispositivo será uma versão alternativa da próxima geração ou o modelo principal. Também não se sabe se ele terá um lançamento global ou direcionado para países onde telefones inteligentes com telas menores fazem mais sucesso que aparelhos maiores. Para efeito de comparação, os iPhones 6 e 6 Plus têm 4,7 e 5,5 polegadas, respectivamente, enquanto os iPhones 5, 5C e 5S são equipados com telas de 4 polegadas.

Lançado em 2010, o iPhone 4 foi o primeiro dispositivo da Apple a contar com Retina Display e um design mais retangular, ao contrário dos primeiros modelos do celular. O gadget possui processador A4 de 1 Ghz, memória RAM de 512 MB, bateria de 1.420 mAh, tela de 3,5 polegadas com resolução de 640 x 930 pixels, capacidade interna de até 32 GB e câmera de 5 megapixels. O smartphone chegou ao Brasil nas cores preta ou branca com preços a partir de R$ 1.999 – na época, o mais caro do mundo.

Em todo o caso, este novo rumor vem de encontro com uma outra informação publicada na última semana pelo jornal Industrial and Commercial Times. Segundo a reportagem, a Apple vai descontinuar o iPhone 5C no primeiro semestre de 2015, o que justificaria a produção de um modelo mais compacto nos moldes dos primeiros smartphones da companhia. Isso sem contar que o 5C, que deveria ser um aparelho mais barato, não agradou os usuários e acabou ofuscado por seu irmão mais velho, o 5S, que teve muito mais destaque e campanhas de marketing na mídia.

Outra questão é que, com a chegada dos iPhones 6 e 6 Plus, o preço de modelos mais antigos do aparelho ficaram mais em conta, principalmente em países emergentes – incluindo o Brasil. Por aqui, a versão 4S, que mesmo após ser descontinuada pela Apple ainda é vendida em algumas varejistas, pode ser encontrada por menos de R$ 1.000.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.