Apple pode expandir tecnologia NFC do iPhone 6 para outras funcionalidades

Por Redação | 27 de Outubro de 2014 às 16h25
photo_camera Divulgação

Um dos recursos de destaque dos novos modelos do iPhone 6 é a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite realizar pagamentos e outras tarefas ao aproximar o smartphone de determinados equipamentos.

Embora a Apple tenha acabado de chegar nesse mercado – o Google com o Android, por exemplo, já está há muito mais tempo –, tudo indica que a empresa não vai limitar seus planos apenas a transações mobile. Isso porque um novo rumor do site The Information aponta que a gigante de Cupertino deve incluir novas funcionalidades que fazem uso do NFC nos iPhones 6 e 6 Plus, incluindo ferramentas voltadas para as áreas de segurança e mobilidade pública.

De acordo com o portal, a companhia já está em conversas com diversas entidades para expandir a utilização do chip NFC de seus novos smartphones em outras atividades além do Apple Pay. Entre as possíveis organizações parceiras da Maçã estão a HID Global, especializada em soluções de segurança para edifícios (residenciais e comerciais), e a Cubic, que desenvolve sistemas de pagamento para transporte público.

Na prática, significa que o usuário seria capaz de substituir crachás, como na entrada de prédios empresariais, e validadores de ônibus e metrôs pelo iPhone – neste caso, basta encostar o dispositivo no terminal do veículo e já ter o valor da passagem descontado em uma conta pré-programada. Além disso, não seria novidade se recursos como este fossem aplicados não apenas nas ruas, mas também em locais domésticos. Se encostar o iPhone na catraca libera a passagem, faz todo o sentido esse conceito ser usado para destrancar a porta de casa ou do carro, por exemplo.

Por enquanto, o NFC dos novos iPhones é usado apenas para pagamentos móveis, por meio do Apple Pay. Atualmente, ele só funciona nos Estados Unidos, onde a empresa fechou parceria com diversas lojas, shoppings, restaurantes e outros estabelecimentos que já autorizam seus clientes a comprarem usando o celular. Fora o NFC, também é possível realizar transações pelo leitor de impressões digitais Touch ID. Não há previsão de lançamento do sistema em outros países, nem em versões anteriores do iPhone.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.