Apple pode adotar sistema automático de produção de baterias para o iPhone 6

Por Redação | 24.03.2014 às 13:38
photo_camera Divulgação

Buscando reduzir custos e um processo de fabricação mais rápido, a Apple estaria prestes a modificar o método de fabricação de baterias para o iPhone 6. A ideia, agora, seria investir em uma linha de montagem totalmente automatizada, substituindo o atual processo manual que é realizado em suas fábricas na China.

As informações são do site DigiTimes, que aponta duas razões para essa modificação: o aumento do salário mínimo no país asiático, aprovado recentemente pelo governo, e a escassez de mão-de-obra. Esse segundo fator seria o mais urgente, já que existe um movimento entre os jovens chineses em busca de melhores oportunidades, evitando as fábricas. Isso está levando o país a uma escassez de pessoal nas linhas de montagem e maior rotatividade.

Além disso, a mudança nos padrões de fabricação permitiria que a Apple levasse sua linha de montagem de baterias para qualquer lugar no mundo, apesar de que, no momento, ela deve continuar acontecendo na China. Isso se deve ao fato de boa parte dos fornecedores estarem presentes na Ásia, com uma mudança significando novos gastos com transporte.

A notícia, ainda não confirmada oficialmente, demonstra a preocupação da Apple com os custos, de forma a manter o iPhone 6 competitivo perante a seus concorrentes no mercado de celulares topo de linha. Por mais que a substituição de pessoas por máquinas nem sempre seja o ideal, ela parece ser necessária para que o aparelho chegue às lojas a um bom preço e tenha disponibilidade nas prateleiras em seu lançamento.

Além disso, se olharmos um pouco mais a fundo, a mudança no processo de fabricação também pode estar relacionada às supostas conversas que a companhia vem tendo com a fabricante de veículos elétricos Tesla Motors. A montadora possui uma planta de produção de baterias em território norte-americano e uma mudança nos sistemas de produção das células do iPhone pode muito bem proporcionar uma parceria futura entre as duas empresas.