Modelo do iPhone 5 lançado hoje não é compatível com 4G brasileiro

Por Redação | 12.09.2012 às 17:28 - atualizado em 12.09.2012 às 21:57

A Apple anunciou na tarde desta quarta-feira (12) a nova geração do iPhone, o iPhone 5. Durante a apresentação, a empresa de Cupertino mencionou todos os recursos do novo aparelho, porém, esqueceu-se de falar que ele é equipado com bandeja para nano SIM e que não é compatível com o 4G brasileiro.

O novo aparelho, ao contrário dos dispositivos disponíveis no mercado, não utiliza o micro-SIM, mas usa uma versão ainda menor do chip. O nano-SIM do iPhone 5 apresenta algumas desvantagens, já que não permite que o chip seja cortado para se ajustar ao tamanho da sua bandeja.

E outra desvantagem do novo aparelho é que ele não é compatível com a faixa 4G que opera no Brasil. De acordo com o site oficial da Apple, o iPhone 5 possui três modelos diferentes: o A1428 e dois A1429 (um com GSM e o outro CDMA). Todos os modelos, por sua vez, rodam entre as frequências 700MHz e 2100MHz e, no Brasil, as operadoras de telefonia móvel irão operar na faixa 2600MHz.

Acredita-se que a Apple poderá anunciar um novo modelo do seu smartphone para o mercado brasileiro ou então, oferecer o modelo A1428, que roda na frequência 700MHz. Porém, essa faixa ainda é utilizada pelas TVs analógicas e somente no ano que vem, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) irá abrir o leilão para o uso do 4G LTE.

Para isso, todas as emissoras de TV precisarão deixar de utilizar essa frequência e passar a operar com o sinal digital em sua totalidade para que o leilão seja efetuado.

Portanto, fica a dica: antes de se apressar e trazer um aparelho do exterior, é bom esperar o lançamento do iPhone 5 por aqui. A Apple, certamente, fará uma versão que funcionará com o LTE brasileiro no futuro.