Apple deve mudar também o cabo USB do iPhone 6

Por Redação | 18 de Agosto de 2014 às 14h56

Muito se fala sobre a possibilidade de uma tela Sapphire, um display com mais polegadas e até mesmo funções tridimensionais avançadas para o iPhone 6. Mas pouco se comentou sobre uma possível mudança que, apesar de pequena, pode deixar os usuários da Maçã mais felizes. De acordo com os mais novos rumores, o novo aparelho da empresa pode ser um dos primeiros a contar com um cabo USB “reversível”.

A ideia, que faz parte inclusive do novo padrão USB 3.1, é que o plugue poderia ser encaixado de qualquer maneira ao conector, sem a necessidade de observar seu lado “certo”. É ele que aparece à direita, na foto abaixo. Assim, acabariam as piadinhas de que só é possível plugar um cabo do tipo após tentar de ambos os lados, e a utilização desse tipo de tecnologia se tornaria muito mais versátil e rápida.

USB reversível

O iPhone 6, claro, continuaria a usar o padrão Lightning, que foi adotado mais recentemente pela Apple e já apresenta essa funcionalidade reversível, ao contrário dos cabos de 30 pinos anteriores. De acordo com o TechCrunch – que taxou a possível mudança como a maior e melhor inovação dos novos dispositivos –, ainda não está claro se a novidade realmente vai estar disponível.

A alteração é mais complicada do que parece. Não se trata apenas de mudar o formato do cabo, mas também alterar a arquitetura dele para o protocolo USB 3.0. Isso é algo que ainda não está claro se a Apple seria capaz de fazer em tão pouco tempo, já que o padrão foi aprovado apenas recentemente. Pode ser que não dê tempo de incluir cabos desse tipo nas caixas de todos os iPhones que chegarão ainda neste ano ao mercado, o que pode acabar jogando essa inovação mais para o futuro.

Como sempre dizemos nas notícias sobre rumores da Apple, por enquanto, nada está confirmado. A novidade pode dar as caras, porém, no dia 9 de setembro, que é o dia em que a Maçã deve realizar mais um evento no qual, espera-se, será apresentada a nova geração de iPhones. É possível que, por lá, a gente também fique sabendo algo sobre o novo formato de cabos para os aparelhos da companhia.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.