Aparelhos com o novo BlackBerry 10 devem chegar ao Brasil em março

Por Redação | 05.02.2013 às 18:15

Depois de apanhar muito dos concorrentes no mercado de smartphones, a RIM, que agora é BlackBerry, está reunindo força total para tentar bater de frente com grandes nomes como Samsung e Apple.

Nome renovado, aparelhos e sistema operacional reformulados e até comercial no Super Bowl são apenas algumas das tacadas da companhia para tentar seu lugar ao sol; mas será que o Brasil faz parte desse planejamento? Em entrevista à revista Exame, o diretor geral da BlackBerry no país, João Stricker, levantou alguns pontos interessantes em relação à nova estratégia da companhia.

O executivo afirma que os brasileiros vão receber seis modelos de smartphones com a nova plataforma BlackBerry 10 (BB10), com opções de preços acessíveis e também high end. As versões mais "luxuosas" serão as primeiras a desembarcar no país.

Apesar de não ter uma data de lançamento definida no Brasil, os eventos de introdução do Z10 no mercado latino americano começam no dia 12 de março, na Venezuela e, "a partir daí, seguimos para outros países", explica João. Ele também explica que ainda não é possível definir o valor do aparelho por aqui, até porque ainda existem questões pendentes como a homologação e testes com operadoras. "O que comento é que buscamos seguir no mesmo nível dos nossos concorrentes, como iPhone 5 e Galaxy S III", diz. Ou seja, o preço será bem salgado.

Em relação ao mercado corporativo no país, João deixa claro que a concorrência não será fácil, mas mostra segurança em relação ao crescimento do BB10 nesse meio. As empresas brasileiras sempre gostaram do BlackBerry como um aparelho de uso corporativo, tanto que atualmente ele detém 42% de participação nas grandes companhias do país.

"Vamos atender o mercado corporativo com base em dois pilares: o Balance, que supre totalmente a necessidade deste público, e o software da BlackBerry, que se comunica com o BB10. Outro mercado é o jovem, que realmente se conectou com a comunidade do BlackBerry Messenger. Por isso, buscamos evoluir em browser e multimídia", explica o executivo.

O Balance a que ele se refere é uma nova ferramenta que permite a separação do aparelho em diferentes perfis como, por exemplo, o profissional e o pessoal. Essa é uma das novidades do BB10 que, conforme a BlackBerry gosta de ressaltar, é uma plataforma totalmente nova, e não apenas um upgrade.