Aparelho quer permitir envio de mensagens mesmo sem sinal ou internet

Por Redação | 18 de Julho de 2014 às 11h45

Só quem já passou por isso sabe o quanto é complicado utilizar o celular, seja seu sinal comum ou a internet móvel, em momentos de grande utilização, concentração de pessoas ou catástrofes, o que seria o pior caso de todos. Foi pensando nisso que uma startup americana criou o goTenna, um equipamento que promete habilitar a troca de mensagens de texto mesmo em momentos de interrupção nas comunicações.

A tecnologia utiliza sinais Bluetooth de baixa intensidade e é capaz de se comunicar com outros smartphones também pareados ao dispositivo. O raio de comunicação é de até 80km, mas os fabricantes já avisam que isso pode variar. Em áreas mais abertas, por exemplo, o alcance deve ser ainda maior, enquanto na densidade das grandes cidades, a grande concentração de prédios e paredes de concreto pode dificultar o contato.

A presidente da empresa, Daniela Perdomo, disse que a ideia para o dispositivo surgiu após a passagem do Furacão Sandy, que derrubou torres celulares e deixou centenas de milhares de pessoas incomunicáveis. Apesar de poder ser usado perfeitamente em qualquer situação, é justamente no caso de uma catástrofe que o aparelho pode ser essencial, permitindo que pedidos de ajuda ou localização sejam enviados para amigos e familiares, ou então, para qualquer pessoa dentro do raio de alcance por meio de uma função chamada “Shout”.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A preocupação com a segurança também existe aqui e o goTenna é capaz de criptografar todas as comunicações enviadas entre os dispositivos, que também podem ser configuradas para se destruírem depois de algum tempo. Nada fica armazenado em servidores remotos, e sim, nos próprios celulares dos usuários, evitando o risco de invasões ou vazamentos de conteúdo. As informações são do Mashable.

Com carregamento via USB e bateria para 30 horas de uso ou até três dias em stand by, o goTenna será lançado no final do ano e custa US$ 149,99 (cerca de R$ 340, sem contar os impostos) cada. O produto também será vendido em pacotes com duas ou mais unidades.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.