Android faz a concorrência comer poeira e domina 90% do mercado chinês

Por Redação | 20.11.2012 às 08:55

Um relatório da Analysys International divulgado pela Tech in Asia mostrou que o Android dominou o mercado chinês de smartphones de uma maneira esmagadora. O sistema operacional já corresponde a 90% das vendas locais.

Há exatamente um ano o sistema operacional dominava 58,2%. Apenas neste terceiro trimestre, as vendas dos smartphones com Android subiram 83%. Em contrapartida ao belo e crescente gráfico do software do Google, o iOS da Apple apresentou uma queda de 6% e hoje, representa 4,2% do total.

Mas vale lembrar que o iPhone 5 ainda não está disponível oficialmente no país, logo, não entra na contagem. De qualquer forma, diversos comerciantes já vendem o dispositivo contrabandeado.

Por sua vez, o Symbian, da Nokia, continua caindo de maneira trágica e sendo sufocado pelos concorrentes. No segundo trimestre ele possuía 6% de participação no mercado, e agora fechou o terceiro trimestre com apenas 2,4%.

Com o Android tomando quase todo o mercado na China, pelo menos de acordo com estimativas da Analysys, o país está se tornando um reduto para a plataforma. O Google, no entanto, é incapaz de capitalizar sobre sua base crescente de usuários na região, afinal, muitos de seus serviços são bloqueados por aquelas bandas.

Venda de Smartphones na China