Publicidade

LG Optimus L3, o smartphone de entrada da LG

Por| 29 de Junho de 2012 às 16h05

Link copiado!

LG Optimus L3, o smartphone de entrada da LG
LG Optimus L3, o smartphone de entrada da LG

Chegou em nosso laboratório o LG Optimus L3 E400, um smartphone com Android 2.3.6 focado no mercado de entrada. Com um processador de 800 MHz, 384 MB de memória RAM e 1 GB de memória interna, o aparelho traz todas as funcionalidades para quem deseja realizar tarefas básicas, como enviar e receber e-mails, escutar música e acessar o Facebook. Confira os itens que acompanham o aparelho:

Equipado com a GPU Adreno 200, o L3 não faz feio em jogos casuais, atendendo aos usuários que gostam de Angry Birds ou Zynga Poker sem travamentos ou lentidão. Mas causa um pouco de desconforto para quem costuma assistir vídeos do Youtube ou ler no celular devido à baixa resolução de tela de 320x240, sendo possível diferenciar os pixels na tela de 3,2 polegadas.

No caso dos vídeos, o celular não engasgou ao carregar arquivos em alta definição, mas a qualidade ficou abaixo do esperado com pixelização visível tanto em 720p quanto 1080p.

Continua após a publicidade

O smartphone traz uma câmera VGA de 3,15 megapixels, que é suficiente apenas para fotos casuais de 2048x1536 pixels. Não há flash e, em modo "filme", a resolução não é das melhores e a gravação acontece em 24 frames por segundo. Confira algumas fotos tiradas por nossa equipe:

Continua após a publicidade

O design pode não agradar alguns, mas a parte traseira texturizada é um ponto positivo do aparelho. Na parte de cima temos o conector de fone de ouvido e botão de desbloqueio, controle de volume na parte esquerda e microfone e porta micro USB na parte de baixo para carregamento e transferência de dados entre PC e smartphone.

Continua após a publicidade

A interface não é um ponto forte do aparelho. Ela é bastante simples, mas a navegação entre menus é rápida e sem travamentos. Por ser um modelo de entrada, a tela sensível ao toque com tecnologia capacitiva é algo que merece destaque, considerando que os fabricantes tendem a incluir telas resistivas em suas linhas mais básicas, sacrificando a experiência do usuário.

A bateria também não fez feio, aguentando 2 dias de uso com 3G e Wifi ligados, postagens no Facebook, alguns vídeos casuais no YouTube e várias conversas ao telefone, dando a segurança para o usuário que não quer se preocupar em levar o carregador onde for. Naturalmente a bateria terá uma durabilidade maior ou menor dependendo do uso, mas considerando o fato de que alguns smartphones um pouco mais potentes mal aguentam um dia fora da tomada, o L3 acaba se tornando uma opção para o usuário que quer garantir sua mobilidade.

Disponível no Brasil por menos de R$ 400, o LG Optimus L3 é uma excelente opção para aqueles que desejam todas as funcionalidades oferecidas pela versão 2.3 (Gingerbread) do Android sem ter que esvaziar a conta do banco, apresentando uma excelente relação custo-benefício. É uma boa opção para quem quer ter o seu primeiro Android, e é importante lembrar que ele não será atualizado para o Android 4.0 por não atender aos requisitos mínimos de tela, performance e quantidade de memória.

Continua após a publicidade

Para aqueles que já experimentaram modelos um pouco mais potentes, como o Motorola Milestone 2 ou Samsung Galaxy S, a baixa resolução da tela combinada com o seu pequeno tamanho podem causar um certo desconforto, mas o aparelho não deixa de apresentar as funcionalidades para aquilo que foi destinado, atendendo todas as necessidades do usuário básico com exceção do pouco espaço de armazenamento interno (1 GB). Mas, para resolver esse problema, basta adquirir um cartão MicroSD e ter uma melhor experiência de uso.

Pontos fortes:

  • Preço
  • Autonomia de bateria
  • Peso (110g)

Pontos Fracos:

Continua após a publicidade
  • Design muito "quadrado"
  • Baixa resolução de tela
  • Memória (o ideal seria 512 MB)