Amazon e Facebook devem lançar smartphones ainda neste ano, diz comScore

Por Redação | 15 de Fevereiro de 2013 às 16h01

A companhia de análise de Internet comScore publicou um relatório nesta semana no qual afirma que 2013 será o último ano de monopólio dos sistemas operacionais iOS e Android no mercado de smartphones. Segundo o relatório, empresas como o Facebook e a Amazon devem chegar no mercado com plataformas independentes ou com versões modificadas de outros sistemas operacionais, se tornando novos players de mercado.

Na avaliação da empresa, as posições consolidadas da Amazon no mercado de tablets com seu Kindle Fire, o tablet Android mais vendido do mercado, e do Facebook como a maior rede social do mundo, garantem poder às duas companhias para se lançarem no mercado de smartphones ainda neste ano.

A comScore espera ainda que a Microsoft ganhe mais espaço no mercado com seu Windows 8, puxado principalmente pela adoção do sistema em laptops e desktops.

Apesar da comScore se focar nessas iniciativas, é importante lembrar que novos players também são esperados neste ano no mercado mobile, como o Firefox OS e o Ubuntu OS, que devem lançar smartphones com sistemas operacionais abertos já no primeiro semestre de 2013.

Como resultado da entrada de mais empresas na disputa pelos consumidores, a comScore espera campanhas mais agressivas por parte das empresas e mais inovação em seus aparelhos, o que pode beneficiar o consumidor e resultar em mudanças bruscas nas participações de mercado.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.