Alerta: saiba por que comprar um iPhone desbloqueado nos EUA não é uma boa ideia

Por Redação | 07 de Janeiro de 2015 às 09h59
photo_camera Divulgação

A Apple iniciou nesta terça (6) a venda dos iPhones 6 e 6 Plus desbloqueados em suas lojas nos Estados Unidos. Embora seja uma alternativa para aqueles consumidores que preferem adquirir o aparelho sem vínculo com operadoras, fica um alerta importante para os usuários brasileiros que pretendem viajar ao país para aproveitar a diferença significativa de preços.

Conforme um aviso de um leitor ao pessoal do MacMagazine, os modelos desbloqueados vendidos em território americano são diferentes dos que são comercializados aqui no Brasil. E isso significa que os usuários não terão a cobertura da garantia pela Apple, uma vez que esses produtos, apesar de serem originais, não são homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

No Brasil, temos o modelo A1549 para o iPhone 6 e o A1522 para o iPhone 6 Plus. Nos EUA, a versão sem contrato com prestadoras de serviço móvel comprada tanto online quanto nas Apple Store americanas é a A1586 e A1524, respectivamente, para o iPhone 6 e iPhone 6 Plus. O problema é similar ao que ocorre com o iPhone 5s, cujo o modelo brasileiro é o A1457, e o americano é o A1533.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Como comprar o modelo de iphone correto

As instruções para comprar o iPhone 6 ou 6 Plus nos EUA continuam sendo as mesmas de antes. Os modelos comercializados pela AT&T, Verizon e T-Mobile full-price (não atrelados a nenhum plano) são os mesmos homologados pela Anatel, ou seja, vendidos aqui no Brasil. Logo, basta solicitar estes modelos, e não o unlocked. A diferença mais notável é que no full-price o aparelho já vem com um chip da operadora, e sem a chave para abrir a bandeja do SIM, já o unlocked vem com a chave.

Isso tudo é importante porque, apesar dos aparelhos vendidos lá fora terem suporte ao 4G brasileiro, a Apple só oferce garantia a dispositivos que já foram homologados pela Anatel - no caso dos iPhones 6 e 6 Plus, os modelos A1549 E A1522. Por isso, a atenção precisa ser redobrada na hora de comprar um iGadget fora do Brasil.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.