Activation Lock fez roubo de iPhones diminuir em até 50% nos últimos dois anos

Por Redação | 12 de Fevereiro de 2015 às 10h14

Um recurso presente nos iPhones mais recentes parece estar assustando os ladrões das cidades de Nova Iorque e São Francisco, nos EUA, e Londres, no Reino Unido. De acordo com reportagem da Reuters, o Activation Lock da Apple é um dos principais responsáveis pela redução drástica do número de roubos de iPhones nas cidades. Introduzido desde o iOS 7, o Activation Lock fez com que os roubos caíssem 25% em Nova York, 40% em São Francisco e 50% em Londres.

O Activation Lock foi anunciado originalmente em junho de 2013 como parte do iOS 7, diminuindo os roubos nas três cidades em 19%, 24% e 38%, respectivamente. Esses índices aumentaram ainda mais com o lançamento do iOS 8, que trouxe o recurso que inutiliza iPhones bloqueados ativado por padrão.

O prefeito de Londres, Boris Johnson, disse que a prefeitura da cidade "fez um progresso real na luta contra a epidemia de roubo de smartphones que está afetando muitas grandes cidades". Já George Gascon, autoridade de São Francisco, afirmou que o roubo de smartphones está caindo porque alguns fabricantes já começaram a instalar softwares para bloqueio de dispositivos roubados. "A indústria sem fio continua a lançar novos recursos sofisticados, impedindo que seus clientes sejam alvos de crimes. Essa é a tecnologia mais legal que eles podem trazer para o mercado", disse Gascon.

Embora seja tecnicamente possível remover o bloqueio do Activation Lock, isso não é algo tão simples que um ladrão típico poderia fazer.

A Apple já havia assinado um compromisso antirroubo junto ao governo norte-americano que consiste em esforços das fabricantes de smartphones para evitar o roubo de dispositivos móveis. As medidas adotadas pela Apple, incluindo o Activation Lock, ajudaram a empresa a estar em conformidade com as medidas propostas.

Fonte: http://www.reuters.com/article/2015/02/11/us-usa-smartphone-killswitch-idUSKBN0LF09520150211?feedType=RSS&feedName=technologyNewshttp://9to5mac.com/2015/02/11/iphone-thefts/

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.