70% dos europeus gostam de apps pré-instalados nos celulares

Por Redação | 22 de Novembro de 2016 às 19h22

Quando você compra um smartphone novinho em folha, nem sempre é agradável ligar o aparelho e ver um monte de aplicativos indesejados já instalados no aparelho. Entretanto, uma pesquisa aponta que tem gente que gosta.

Um estudo divulgado pela Application Developers Alliance feito com cerca de 4 mil usuários de celulares Android na França, Alemanha, Espanha e Itália mostrou que 70% dos europeus gostam que seus smartphones venham com aplicativos pré-instalados.

Apesar da preferência, 90% dos entrevistados afirmaram que fazem mudanças na tela inicial do aparelho, mesmo com os aplicativos já instalados. 74% dos usuários, inclusive, movem os aplicativos pré-instalados para fora da tela inicial.

Para completar, 52% do público entrevistado move os aplicativos pré-instalados sem uso para uma pasta. Já 44% dos usuários alteram as configurações dos aplicativos (por exemplo, alterar o mecanismo de pesquisa padrão, ou o navegador padrão).

Já 10% das pessoas abordadas na pesquisa deixa a tela como está, mantendo os aplicativos padrão sem alterá-los. 56% disseram que não se alteram os aplicativos padrão ou não sabiam que podiam.

De acordo com o público europeu, os apps mais utilizados por categoria são compras (Amazon), música (Spotify), bate-papo (WhatsApp), chamadas de voz (Skype), leitura (Kindle), vídeo (YouTube), e-mail (Gmail), armazenamento na nuvem (Drive) e voos (Google Search).

Fonte: Google Discovery

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.