7 dicas para economizar seu plano de dados no iPhone

Por Sérgio Oliveira

Em alguns países as operadoras de telefonia móvel oferecem a seus clientes planos com tráfego ilimitado de dados a um valor fixo mensal, quer seja nos planos pós quer seja nos planos pré-pagos. No Brasil, infelizmente, essa ainda é uma realidade distante e além de termos que ficar contando os megabytes mensais que consumimos, ainda temos que nos contentar com um péssimo serviço oferecido pelas operadoras.

Agora alie isso ao alto consumo de dados do iPhone e temos um cenário nada favorável que invariavelmente nos levará a termos a velocidade reduzida, ou até mesmo o plano de dados cortado, antes da virada do mês. O que fazer para evitar que isso aconteça? Existe alguma técnica ou método para fazer o iPhone não consumir tanto o plano de dados? A resposta é sim!

Leia mais: 5 dicas e truques para você aproveitar melhor o seu iPhone

Confira abaixo algumas dicas do que você pode fazer no seu iPhone para reduzir o consumo de dados do seu plano de telefonia.

1. Verifique as estatísticas de uso de dados

Para ver quanto do seu plano de dados você já usou, acesse os "Ajustes" do seu iPhone, depois a opção "Celular" e role a tela até encontrar a seção "Uso dos dados celulares". Perceba que há uma certa quantidade de dados indicada em "Período Atual", contudo esse intervalo de tempo não reseta automaticamente e você pode estar vendo uma estatística de meses - talvez anos - acumulados.

A estatística de uso dos dados celulares é um bom ponto de partida para você acompanhar quanto anda consumindo em um determinado período de tempo (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Para fazer com que esse valor seja redefinido, role a tela até o final e toque na opção "Redefinir estatísticas". Ao fazer isso, todos os valores exibidos nessa tela serão resetados e iniciarão uma nova contagem. Além disso, você também poderá visualizar a quantidade de dados que cada aplicativo está consumindo individualmente, o que acaba sendo um ótimo parâmetro para definir se um app está sugando o seu plano de dados além do normal.

Claro que esse método não é o mais eficiente do mundo, mas para quem curte manter tudo sob controle e sob rédeas curtas, já é um começo. Ao criar o hábito de redefinir os valores mensalmente, você pode começa a ter uma noção de quantos GBs consome por mês, podendo aumentar ou até mesmo diminuir a franquia do seu plano a fim de economizar um dinheiro.

2. Restrinja apps de usarem os dados móveis

Agora que você já sabe ver qual aplicativo está consumindo mais o seu plano de dados, você pode proibi-lo de utilizar a rede do seu iPhone. Para isso, na mesma tela, basta desativar o uso de dados deslizando o botão para a esquerda.

É possível visualizar o consumo de dados individual de cada aplicativo e decidir se ele poderá continuar usando a rede de dados móveis ou não. Basta desativar cada um deles e pronto, ele só funcionará quando o iPhone estiver conectado a uma rede Wi-Fi (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Feito isso, o aplicativo continuará funcionando normalmente, mas apenas quando você estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Caso insista em utilizá-lo na rede de dados móveis, ele se comportará como se o iPhone estivesse sem conectividade.

3. Desative os dados móveis

Restringir os apps de utilizar os dados móveis não foi suficiente e você continua vendo seus gigabytes indo para o ralo? Então a solução mais drástica é desativar completamente a rede de dados do seu iPhone. Para isso, acesse "Ajustes", "Celular" e, no topo da tela, desabilite a opção "Dados Celulares".

Técnica mais drástica de todas, o desligamento dos dados do celular é para aqueles que já estão no limbo, com a franquia prestes a estourar, ou simplesmente não se importam em ficar um dia e outro longe da internet (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Com isso, seu telefone vai permanecer completamente offline, sem nenhum contato com a internet. Essa, claro, é a solução mais drástica de todas e serve muito bem para aqueles que estão prestes a estourar a franquia do mês ou para os que simplesmente não se importam de ficar offline por alguns dias. Aos que viajam muito, a partir desta tela também é possível desativar o uso de dados enquanto se está em Roaming, bastando desativar a opção "Roaming de Dados".

4. Desative atualizações em segundo plano

As atualizações em segundo plano podem ser, ao mesmo tempo, uma dádiva e uma praga. Não resta dúvidas de que é ótimo abrir um app e já ver tudo bonitinho e pronto para ser usado, mas isso, claro, tem um preço e geralmente aqueles com planos de dados mais modestos são os que mais sofrem.

Desativar as atualizações em segundo plano não só irá fazer você economizar alguns gigabytes no fim do mês, como poupar bateria, já que os apps continuam funcionando mesmo quando estão ociosos. Para fazer isso, basta tocar em "Ajustes", logo depois em "Geral" e, finalmente, em "Atualização em 2º Plano".

As atualizações em 2º plano permitem que os apps continuem funcionando mesmo que você não os esteja utilizando. O efeito colateral pode ser sentido tanto na franquia de dados quanto na bateria, que acaba sendo drenada sem o conhecimento do usuário (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Nesta tela você tanto pode selecionar individualmente quais aplicativos poderão continuar funcionando em segundo plano, quanto desativar todos eles de uma vez ao desativar a opção "Atualização em 2º Plano" no topo da tela.

5. Desative a sincronização do Mail, Contatos e Calendário

Por padrão, o iPhone vem configurado para baixar automaticamente seus e-mails, contatos e eventos de calendário. Ou seja, regularmente ele está verificando os servidores em busca de novos itens e os baixando assim que aparecem.

Para economizar seu plano de dados, uma dica interessante é desativar essa sincronização automática e fazer com que os apps só acessem o servidor e baixem novos itens quando você os mandar fazer. Para tanto, acesse "Ajustes", toque em "Mail, Contatos, Calendários" e, finalmente, em "Obter Novos Dados". Role a tela que se abre até encontrar a seção "Obter" e marque a opção "Manualmente" para fazer com que esses apps parem de fazer o download de novos e-mails, contatos e eventos de calendários.

Impedir que os apps Mail, Contatos e Calendários verifiquem e baixem automaticamente novos itens dos servidores pode ajudar a economizar alguns megabytes no fim do mês (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

6. Reduza o consumo de dados do seu navegador

Se você é daqueles que está sempre navegando um site e outro no iPhone, saiba que é possível reduzir o consumo de dados do seu navegador - pelo menos se você usar o Chrome ou o Opera. Diferente do Safari, que não tem nada nesse sentido, os navegadores do Google e da Opera têm um recurso que comprime os dados de navegação do usuário, ajudando a reduzir o tráfego entre uma clicada e outra.

Em ambos os casos, a ferramenta funciona da seguinte forma: ao digitar uma URL na barra de endereços e pressionar o botão "Ir", o navegador fará com que sua requisição passe pelos servidores do Google ou do Opera antes de chegar até você. Lá, as empresas comprimem os dados e então os envia para o seu telefone. Com isso, os pacotes de dados que chegam até você são menores e, portanto, consomem menos dados do seu plano.

Se você usa o Chrome, acesse o menu de opções dele, selecione a opção "Configurações" e toque em "Largura de Banda". Na tela que abrir, ative a função "Economia de dados" e seja feliz.

Recurso de compressão de dados está presente tanto no Chrome quanto no Opera. O Safari, por outro lado, não tem nada do gênero (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

O mais bacana de tudo é que o Chrome mantém um histórico para lhe dizer quanto você poupou graças ao recurso, o que dá um bom indício se as coisas estão funcionando bem ou não.

7. Armaneze arquivos offline

Previna-se e adiante aquilo que você sabe que vai usar quando sair do alcance de uma rede Wi-Fi. Por exemplo, se você está saindo de casa ou do trabalho e sabe que vai escutar alguns podcasts, faça o download deles para o seu iPhone ao invés de fazer o streaming deles usando seu plano de dados. Se você não é de escutar podcasts, mas curte ouvir uma boa música no Spotify ou Rdio, por exemplo, também pode fazer o download das suas faixas ou playlists preferidas para evitar o consumo desnecessário de dados. O mesmo pode ser feito com artigos usando o Pocket, app que permite baixar artigos e lê-los sem ter uma conexão ativa com a internet.

A ideia, aqui, é sempre pensar adiante para antecipar os conteúdos que você vai consumir enquanto estiver longe de uma conexão Wi-Fi. Pense nisso e procure apps ou formas de fazer o download do conteúdo para o seu iPhone. Dessa forma você economiza tempo e, sobretudo, dados da sua franquia.

Aplicativos como o Rdio permitem que o usuário determine quais faixas deseja baixar para o iPhone e como e quando isso acontecerá (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

É claro que você não precisa fazer todas essas dicas, mas cada uma delas pode ajudá-lo a poupar um pouco mais a sua franquia de dados. Dependendo do seu plano, de repente você só precisará usar um ou outro, mas o importante mesmo é saber que há meios de poupar os dados da sua franquia no seu iPhone.

Acha que faltou alguma dica bacana nessa lista? Conta para gente e para todos os leitores como você faz para poupar sua franquia de dados no seu iPhone na caixa de comentários abaixo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.