5 dicas e truques para você aproveitar melhor o seu iPhone

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Divulgação

O iPhone não é um dos aparelhos portáteis mais populares do mundo à toa. A despeito de todo o marketing que cria a moda dos produtos da Apple, os gadgets criados pela companhia se destacam por grande apelo visual e recursos avançados, fazendo jus à posição que ocupam na lista dos mais vendidos.

O iOS, sistema operacional dos portáteis da Apple, está repleto de recursos e conta com atualizações constantes, algo essencial para fazer frente aos seus principais concorrentes, como o Android e o Windows Phone. Assim, é lógico que alguns truques podem ajudar você a aproveitar melhor o seu aparelho.

Nós listamos agora cinco dicas básicas para quem tem um iPhone e quer extrair o melhor do seu gadget. Confira:

1. Veja quem é o comilão de bateria

Um recurso disponível desde a última grande atualização do iOS (8.3) permite que você descubra qual o aplicativo ou serviço consumiu mais bateria durante as últimas 24 horas ou então ao longo dos últimos sete dias. Se não há como saber qual app está usando mais bateria neste exato instante, essa nova função já serve para ter uma ideia de como trabalharam os apps durante os últimos dias e horas.

Para usar tal recurso, acesse Ajustes > Geral > Uso > Uso de bateria. Ali, você vê em porcentagem aquilo que vem consumindo mais a carga da bateria do seu iGadget durante o período selecionado.

2. Deixe a tela em tons de cinza

Outra novidade do iOS e que pode ajudar você a poupar consideravelmente a sua bateria é o modo “Tons de cinza”. Com ele, você desativa as cores da tela, deixando tudo em uma enorme e variada escala de cinzas.

Para fazer isso, acesse Ajustes > Geral > Acessibilidade e ative a opção “Tons de cinza”.

3. Ative a função “Buscar meu iPhone”

Este é um truque interessante, mas que, no mundo ideal, você nunca vai querer usá-lo de fato. Ativar a função “Buscar meu iPhone” é bem útil para encontrar seu aparelho quando ele for perdido ou roubado. Obviamente, depois de não ter mais seu gadget em mãos não há como ativar a função, então, faça isso já.

Para tornar o recurso ativo e poder encontrar seu iPhone depois usando um navegador, acesse Ajustes > iCloud e toque a opção “Buscar iPhone” para ativá-la.

4. Seja notificado quando uma resposta importante chega em seu e-mail

Você está em uma conversa com alguém via e-mail e está aguardando uma resposta, então fica conferindo o celular a cada instante para saber se um novo retorno chegou à sua caixa de entrada. O iPhone conta com um recurso para facilitar enormemente a sua vida, garantindo que você seja notificado quando uma mensagem de alguma conversa em específico seja recebida em seu e-mail.

Abra o app de e-mail nativo do iOS e deslize a conversa da qual você quer ser notificado para a esquerda. Agora, toque sobre a opção “Mais” e, por fim, em “Notificar-me” para ser avisado sempre que uma nova resposta aparece.

5. E aí, Siri?

Por fim, a dica que não poderia faltar: a assistente pessoal da Apple. No iOS 8.3 ela passa a aceitar comandos em português brasileiro, ou seja, basta dizer “E aí, Siri?” para o seu aparelho e você poderá fazer buscas na web, fazer ligações, enviar mensagens, abrir aplicativos, encontrar lugares no mapa e muito mais, tudo sem tocar um dedo na tela do seu gadget.

Conhece algum truque essencial para o iPhone que ficou de fora desta lista? Compartilhe sua dica escrevendo nos comentários logo abaixo.