Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

3D Touch: Entenda a nova tecnologia de sensibilidade ao toque do iPhone 6s

Por| 10 de Setembro de 2015 às 12h26

Link copiado!

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Apple anunciou na última quarta-feira (9) uma nova tecnologia inserida no mais novo iPhone 6s: o 3D Touch. A funcionalidade, basicamente, funciona na tela inicial mostrando atalhos à funções dos aplicativos mais usados, usando apenas o reconhecimento da pressão do toque.

O sistema, que já está sendo chamado de "a próxima geração do multi-touch", está integrado no iOS 9 e oferece ao usuário mais liberdade durante a execução dos aplicativos, sendo capaz de reconhecer gestos e força. Com ele, dois novos gestos para a navegação foram lançados: o Peek e o Pop.

Como mostra o vídeo abaixo, o Peek and Pop (espia e abre, em tradução livre) funciona de maneira simples. Primeiro é pressionado levemente o aplicativo para obter uma pré-visualização rápida das funções, sem nem ao menos precisar abrir o app. Uma vez escolhido o atalho, basta arrastar o dedo até ele e pressionar um pouco mais forte para abri-lo.

Continua após a publicidade

O recurso de toque foi observado pela primeira vez no Apple Watch, mas com o nome de Force Touch. Sua principal função é permitir limpar todas as notificações do relógio de uma só vez, usando apenas um toque. Mas a diferença entre os dois recursos é que o 3D Touch é altamente sensível e permite diferentes níveis de ações, enquanto o Force Touch tem menos capacidade de medir os toques e não reage tão rapidamente ao comando.

Como funciona

Os sensores capacitivos são integrados com a luz do fundo da tela Retina do aparelho. Então, cada toque faz "alterações microscópicas" na pressão do dedo entre o vidro e a luz de fundo. A resposta tátil foi melhorada para interpretar a intenção do usuário de forma mais rápida.

A Apple anunciou que o 3D Touch está integrado a todos os seus aplicativos e em apps de terceiros. Em caixas de email, ele permite uma prévia da visualização da mensagem, atalhos para escrever um novo email ou ir direto para a caixa de entrada. Em redes sociais, o usuário pode ir direto para a opção de redigir uma nova postagem em texto ou fotos. Na opção de câmera, ainda é possível acessar diretamente a câmera frontal.

Continua após a publicidade

Fontes: The Next Web, Wired