Watchmen pode virar série pelas mãos da HBO e do diretor de Batman vs Superman

Por Redação | 03.10.2015 às 13:25

O que você achou do filme Watchmen? Embora muitos fãs não tenham gostado da adaptação de uma das mais emblemáticas e icônicas histórias em quadrinhos, pode ser que a obra de Alan Moore ganhe mais uma releitura, desta vez na TV e pelas mãos da HBO.

Segundo o site Collider, a emissora confirmou que realizou algumas reuniões com o diretor Zack Snyder, responsável pela versão para cinemas lançada em 2009, para a criação de uma série inspirada naquele universo. No entanto, a empresa não detalhou exatamente o que foi discutido e muito menos o teor dessa nova adaptação.

E é aí que os boatos começam. Como o próprio site relembra, a HBO é um canal um tanto quanto complicado de prever, uma vez que todas as produções são desenvolvidas em torno de muito sigilo e mistério. Isso faz com que seja difícil dizer qualquer coisa sobre elas até que algum comunicado oficial seja divulgado. Tanto que há vários seriados nessa situação.

Por outro lado, não é difícil entender o interesse da empresa em trazer algo como Watchmen para sua programação. Com o fim de Game of Thrones cada vez mais próximo, os executivos da emissora já podem estar de olho em outra obra com um forte apelo pop e com uma pegada mais adulta para ocupar a vaga deixada pelas Crônicas de Gelo e Fogo em um futuro próximo — e é aí que a obra de Alan Moore se encaixaria.

Ao mesmo tempo, o fato de a HBO estar conversando diretamente com Zack Snyder é um indicativo de que não veremos uma adaptação direta da HQ publicada durante a década de 80, mas alguma obra derivada — e não faria muito sentido propor um reboot chamando o mesmo responsável pelo filme de 2009 para encabeçar o projeto.

Assim, a aposta mais óbvia estaria em expandir o universo. A DC Comics, detentora dos direitos da obra, publicou recentemente uma série chamada Antes de Watchmen, que conta a história dos personagens em um período que antecede o gibi original, focando no passado de cada um dos integrantes do grupo.

Na HQ original, a trama retrata um mundo no qual os heróis existiram durante um determinado período, mas abandonaram a vida de combate ao crime e hoje precisam lidar com problemas pessoais, incluindo drogas, alcoolismo e desvios psicológicos e comportamentais. A situação fica ainda mais complicada quando um desses heróis é assassinado e, a partir daí, as investigações revelam vários segredos tanto sobre o grupo quanto o próprio cenário sociopolítico da época.

Watchmen

O Collider levanta ainda a possibilidade de essa iniciativa ser uma resposta da Warner — que detém tanto a HBO quanto a DC Comics — às iniciativas da Marvel de expandir seu universo para diferentes mídias. Assim, para bater de frente com Agents of SHIELD, Agent Carter e as séries da Netflix (Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage, punho de Ferro e Defensores), ela faria algo parecido com Watchmen. Será que isso representa um novo filme em breve?

Difícil dizer. Como dito antes, nada disso é algo certo. Nem mesmo o grau de participação de Snyder é conhecido. Embora muitos acreditem que ele vá apenas produzir esse futura adaptação, a HBO não comentou nada sobre o assunto e pode ser que sejamos surpreendido no futuro. A única coisa certa é que Alan Moore não vai querer nem mesmo ouvir falar disso, já que o autor disse não ter o interesse em nenhuma adaptação de seus trabalhos.

Fonte: Collider