The Crown | Reino Unido pede isenção de responsabilidade à Netflix
Por Beatriz Vaccari |
The Crown é uma série britânica original da Netflix que desde sua primeira temporada, em 2016, foi altamente elogiada pela veracidade e proximidade com os acontecimentos reais envolvendo a família real do Reino Unido. A quarta temporada estreou no dia 15 de novembro e surpreendeu os fãs pela atuação de Emma Corrin como Princesa Diana e pelo cuidado aos detalhes, como figurino e adaptação dos fatos.
- Crítica: 4ª temporada de The Crown revive popularidade da Princesa Diana
- 5ª temporada de The Crown só chega em 2022 por causa de “pausa” na produção
- Quem são os novos personagens em The Crown
No entanto, a série levantou preocupações quanto à representação da família real britânica e sua história. De acordo com o CBR, o governo do Reino Unido está pedindo à Netflix uma isenção de responsabilidade aos episódios, deixando claro que as caracterizações e os eventos retratados são fictícios e não devem ser levados como acontecimentos reais.
O secretário de cultura Oliver Dowden afirmou que The Crown "é uma obra de ficção lindamente produzida como acontece com outras produções de TV", portanto, "a Netflix deve deixar muito claro no início que é apenas isso." O membro do Parlamento inglês justifica que sem uma isenção de responsabilidade, há o risco de "uma geração de espectadores que não viveu esses eventos possa confundir ficção com fatos."
- Filmes, Séries, Músicas, Livros e Revistas e ainda frete grátis na Amazon por R$ 9,90 ao mês, com teste grátis por 30 dias. Tá esperando o quê?
- Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!
The Crown insere eventos inteiramente fictícios à história, como por exemplo uma discussão entre o príncipe Charles e seu tio-avô, Lord Mountbatten, que ocorreu no início da quarta temporada. Além disso, a série omitiu eventos importantes, como o massacre do Domingo Sangrento em 1972, que foi um fator contribuinte para as tensões que moldaram a relação atual entre a Irlanda e o Reino Unido.
Além disso, já foi divulgado pelo criador Peter Morgan que a série não introduzirá Meghan Markle e o Príncipe Harry na trama, já que The Crown está caminhando para os dias mais atuais. De acordo com ele, "Meghan e Harry estão no meio de suas jornadas, e não se sabe qual jornada será, ou como vai terminar", portanto foi uma escolha criativa não abordar a história do casal na série.
A 4ª temporada de The Crown é estrelada por Olivia Colman, Tobias Menzies, Helena Bonham Carter, Gillian Anderson, Josh O'Connor e Emma Corrin. A série já está disponível na Netflix.
Fonte: CBR