Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SóQueNão | Websérie de humor da ONU desmente informações falsas sobre COVID-19

Por| 07 de Dezembro de 2020 às 23h40

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Confiar cegamente no que se lê na internet não é uma boa ideia, já que há muita desinformação disseminada por aí. Quando se trata de assuntos voltados à saúde, a situação fica ainda mais séria, e é o que tem acontecido com o decorrer da ascensão da pandemia de COVID-19. Foi com isso em mente que a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Lupa, primeira agência de fact-checking (ou checagem de fatos) do Brasil, lançaram a websérie #SÓQUENÃO, cujo foco é justamente combater a desinformação. O primeiro episódio chega na próxima terça-feira (8).

O projeto está interligado diretamente com a campanha PAUSE, ação global da ONU que combate a desinformação sobre a COVID-19, e ganha o reforço da Agência Lupa, que chega ao projeto com o mesmo propósito: corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos.

Continua após a publicidade

Parte da iniciativa Verificado, que visa disseminar informações confiáveis sobre o novo coronavírus, PAUSE é uma campanha que propõe uma mudança de comportamento e novo uso das redes sociais no combate ao crescente impacto da desinformação. Usuários de redes sociais têm sido incentivados a fazer uma pausa antes de compartilhar qualquer informação online, sob as hashtags #PrometoPausar e #PenseAntesDeCompartilhar.

O projeto, coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas no Rio de Janeiro (UNIC RIO) em nome das Nações Unidas, conta também com a colaboração da Purpose, uma organização de mobilização social.

Websérie #SÓQUENÃO

Vale ressaltar que a websérie #SÓQUENÃO contará ainda com outros três episódios lançados nos dias 15, 22 e 29 de dezembro. Basicamente, a ideia é desmentir informações falsas compartilhadas ao longo da pandemia, sob o comando do ator Hamiltinho (Estranha Mente, Ana vitoria - O filme, Tropicalinha - Caetano e Gil para crianças e O Jeitinho Carioca) e terá participação especial de Rafael Infante (Porta dos Fundos, Vai Que Cola, Divã A 2 e Bom Sucesso) em três dos quatro episódios.

Continua após a publicidade

Na série, os humoristas vão levar informações corretas sobre o vírus e derrubar mitos que circulam desde o início da pandemia como, por exemplo, a versão de que a máscara aumenta a taxa de dióxido de carbono e altera a flora oral. Além disso, eles também vão explicar que as vacinas não geram seres humanos geneticamente modificados nem permitem controle externo através de microchip, e vão mostrar que chá de limão, alho e jambu não tem eficácia na cura da COVID-19.

Um ponto interessante a respeito dessa produção é que, respeitando as medidas de segurança, os episódios foram gravados de maneira completamente remota. Dito isso, toda a websérie estará disponíveis nas redes sociais da Agência Lupa (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube) e da ONU Brasil (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube).