Publicidade

Primeira temporada de Preacher funciona como introdução do seu universo

Por| 01 de Agosto de 2016 às 20h03

Link copiado!

Primeira temporada de Preacher funciona como introdução do seu universo
Primeira temporada de Preacher funciona como introdução do seu universo

Preacher não poderia levar toda a loucura dos quadrinhos de Garth Ennis e Steve Dillon para a televisão, mesmo que já tenha dado um gostinho do que poderia vir em seu primeiro episódio. O nível de sanguinolência que o gibi da Vertigo apresentou em suas histórias, além de várias situações que soariam extremamente ofensivas para muitos telespectadores, não apareceu; e talvez isso nem seja cogitado para a próxima temporada. Apesar disso, o elo entre os três personagens principais e a insanidade que dá ritmo à história torna a narrativa dos dez episódios envolvente o suficiente para que o ano dois da produção gere um pouco de ansiedade.

Na trama, Jesse Custer (Dominic Cooper) é um pastor com passado sombrio de Annville, uma pequena cidade do Texas, mas ele é péssimo em pregar a palavra para aqueles que frequentam a sua igreja. Enquanto isso, uma entidade sobrenatural com origem na relação de um demônio e um anjo, conhecida como Gênesis, começa a circular por diversos locais da Terra, assim deixando um rastro de destruição, até chegar à igreja de Custer.

Um dos grandes acertos da série está em seu elenco competente. Eles entregam a profundidade que alguns personagens não possuem tempo para desenvolver na HQ ou que simplesmente não tinha espaço no roteiro. Os anjos Fiore (Tom Brooke) e DeBlan (Anatol Yusef) são muito mais carismáticos; o xerife Hugo Root (W. Earl Brown) tem seus problemas com o filho Eugene (Ian Colletti) bem estabelecidos em diálogos precisos; Odin Quincanmon (Jackie Earle Halley) é o opositor principal ao protagonista, mas com ambições e psicopatias bem estabelecidas. Até mesmo Emily (Lucy Griffiths), que foi criada exclusivamente para a versão televisiva, é uma adição positiva para a trama.

Continua após a publicidade

Contudo, quem realmente chama a atenção é o trio principal, composto por Jesse Custer, Tulipa (Ruth Negga) e Cassidy (Joseph Gilgun). A dinâmica entre os três personagens ganha mais profundidade a cada episódio, assim complementando as boas atuações que eles entregam quando não estão dividindo a cena. Apesar do protagonista não ser tão interessante quanto seus dois companheiros, possivelmente por causa do roteiro mais limpo do que a HQ, Dominic Cooper ainda dá vida a um protagonista carismático o suficiente para o telespectador manter-se curioso com o seu desenvolvimento.

Apesar de não levar toda a insanidade dos quadrinhos para a televisão, os produtores executivos Sam Catlin, Seth Rogen, Michael Slovis e Evan Goldberg conseguem recriar cenas impactantes do material original, principalmente quando mantêm o gore característico de Preacher. Um dos grandes momentos do ano um está na aflitiva sequência infinita de mortes cometidas pelo Santo dos Assassinos, conhecido como O Caubói na série, e interpretado por Graham McTavish.

Preacher demorou bastante para tomar o caminho que o trio principal segue nos quadrinhos em sua primeira temporada, mas com isso teve tempo de estreitar a relação entre eles e dosar o clima que a AMC poderia trabalhar uma obra tão icônica e chocante dos quadrinhos. São dez episódios criando a atmosfera ideal para que o telespectador aceite aquele universo profano, enquanto cria empatia pelos personagens mais importantes. Agora, restam os episódios do ano dois surpreenderem com a mesma força que os quadrinhos de Garth Ennis e Steve Dillon foram capazes durante metade dos anos 90 até o final de 2000.